Colunas

Servidores unidos apresentam nova chapa para mudar direção do Sindicato dos Servidores Públicos de Franca e Região

Com um longo histórico de participação em movimentos de lutas por direitos, a chapa
União dos Servidores se coloca para as eleições do Sindicato dos Servidores Públicos de Franca e
região, com o objetivo de mudar a atual gestão, que já domina o sindicado há 12 anos e pretende
se manter por mais 4 anos.

A chapa de oposição é composta por lideranças de todos os setores da prefeitura. O grupo
se movimenta desde o mês de maio de 2024 em todos os setores da Municipalidade. Há vários
anos a administração atual do sindicato não tem conseguido ser ouvido pela prefeitura e diversos
retrocessos vem sendo sentido pelos servidores, sem nenhuma atuação sindical relevante.

“A atual administração acabou fechada dentro de si mesma e não dialoga mais com os
trabalhadores. Toma decisões sem a participação dos servidores e afasta os associados do
sindicato. Tem servidores que tem 2 anos de prefeitura e não sabe sobre sindicato”, disse o líder
do movimento de renovação sindical, Samuel Gomide.

Neste momento, a chapa é liderada por Samuel Gomide, Eveline Fonseca e Marcelino
Guimarães, no entanto, o grupo já tem quase 60 servidores e um grupo de apoio com mais de 450
trabalhadores, “que buscam uma mudança efetiva de um sindicato que vem perdendo sua força a
cada ano”. “A chapa se coloca à disposição dos servidores, com o compromisso de lutar por um
sindicato mais presente, democrático e focado nas necessidades reais de quem trabalha para a
população”, disse Samuel.

Mais um ano a eleição ocorre num momento complexo, a prefeitura passa por alterações
administrativas do pós-eleição e dissídio coletivo. No entanto, a prioridade da chapa de oposição
continua sendo mobilizar os servidores contra as reduções de direitos e defender, com firmeza, a
valorização das condições de trabalho, apesar da eleição.
Propostas da Chapa União dos Servidores:

  1. Dinamizar a relação com os servidores: Nossa chapa propõe uma gestão renovada, com
    novas ideias e novas pessoas, que criem um ambiente mais colaborativo e transparente e
    se comprometa a estar com o servidor.
  2. Reforma do Estatuto Sindical: Buscar a reforma do estatuto para permitir que os
    servidores tenham mais facilidade em participar da direção do sindicato, garantindo uma
    gestão mais democrática.
  3. Participação efetiva nas decisões sindicais: Defesa de uma maior participação de todos
    nas decisões que impactam diretamente as vidas dos trabalhadores.
  4. Relação profissional com as instituições: Gestão profissional e imparcial, que mantenha
    uma relação respeitosa com o Executivo, priorizando sempre os interesses dos servidores.
  5. Plano de Carreira e Valorização Salarial: Trabalhar para implementar um plano de
    carreira justo para todos os servidores e garantir a valorização salarial anual, com aumentos
    pelo menos acima da inflação.
  6. Melhoria na Comunicação e Visitas Regulares aos Locais de Trabalho: Uma
    comunicação clara e eficiente é essencial para o sucesso de qualquer movimento. A
    diretoria do sindicato realizará visitas semanais aos locais de trabalho, para ouvir
    diretamente os servidores e estar em constante contato com a base.
    “Acreditamos em um sindicato mais forte, unido e comprometido com os servidores. Juntos,
    vamos construir um futuro melhor para todos.”

João Scarpanti

É jornalista e graduando em História pela UNESP Franca. Defensor do trotskismo, luta pelo socialismo desde 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo