Colunas

Dinheiro Esquecido | Após governo divulgar que vai usar dinheiro parado em contas inativas, a população corre para resgatar os valores

Nos últimos dias, muitas pessoas ficaram preocupadas com as notícias sobre o governo “confiscar” o dinheiro esquecido em contas bancárias. Esse dinheiro geralmente está vinculado a contas bancárias antigas ou inativas, saldos residuais, taxas e cobranças indevidas que foram devolvidas, depósitos que não foram resgatados e outras transações que acabaram ficando “esquecidas” ao longo do tempo. Vamos entender juntos essa situação de forma clara, para que você possa tomar as melhores decisões sobre seu próprio dinheiro.

O que é o “dinheiro esquecido”?
Muitas pessoas têm pequenas quantias esquecidas em contas bancárias que não usam mais, como contas antigas, devoluções ou até mesmo de créditos de tarifas que não foram resgatados. O governo estima que haja alguns bilhões de reais “esquecidos” assim, distribuídos entre várias contas bancárias no Brasil.

O que o governo pretende fazer?
Principalmente devido à má gestão dos recursos públicos no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a situação financeira do país é complicada. Além disso, com o constante aumento nas despesas do governo, nem o monstruoso e constante aumento dos impostos está sendo suficiente para as contas fecharem. Estudos mostram que o governo gasta menos de 10% de tudo que arrecada com saúde e educação por exemplo e que o descontrole e o despreparo vem deixando o Brasil em um cenário cada vez mais complicado quanto a divida externa.

O governo anunciou que pretende utilizar esse dinheiro para cobrir parte do orçamento previsto. Por mais que o governo alegue que não vai confiscar esse dinheiro, pois existe a possibilidade das pessoas reaverem esse valor caso se manifestem a tempo, Isso quer dizer que ele vai usar o dinheiro que é de direito das população.

Como você pode verificar se tem dinheiro esquecido?
A boa notícia é que por um tempo as pessoas poderão reaver os valores esquecidos. Se alguém quiser saber se tem valor a receber, deverá entrar no link abaixo para saber se você, sua empresa ou pessoa falecida tem valores a receber:

https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico

Após clicar no link, deve preencher o numero do CPF e sua data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa.

Se após a consulta, a pessoa confirmar que possui dinheiro a receber, deverá entrar link do gov para solicitar o resgate:

https://valoresareceber.bcb.gov.br/wr/rest/start

Conclusão

É preciso ter cautela com essa medida. Histórico de ações governamentais semelhantes demonstra que promessas iniciais podem mudar ao longo do tempo. A possibilidade de mudanças e complemento de cenários sujeitos ao suposto “confisco” podem surgir para que o governo consiga fechar as contas durante sua má gestão. Portanto, fique atento aos prazos e acompanhe o andamento dessa questão, é fundamental que a população exerça seu papel de controle social e exija transparência das autoridades.”

Plínio Reis

É administrador de empresas formado pelo UniFacef, é especialista tributário há mais de 10 anos, tendo atuado nas maiores consultorias tributárias do mundo. É francano e mora em São Paulo, onde é CEO na Bart Gestão Tributária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo