ColunasEstação Gospel

Coral Evangélico de São Paulo

Já ouviu falar em sistema límbico?

Sabendo ou não que palavra complicada e meio sensual é essa, desconhecemos que não ame música.

Estamos começando a nos entender.

Sensual tem a ver com os nossos sentidos e com os órgãos dos sentidos.

Vamos botar o cérebro pra funcionar. Mete uma primeira marcha e vamos nós em direção ao título da matéria de hoje em TRÊS AGÁS, da ESTAÇÃO GOSPEL de Franca!

Meus irmãos e amigos em Cristo Jesus, o sistema límbico é toda a espetacular e inimitável estrutura que põem ordem e em funcionamento as emoções, a memória e, portanto, o comportamento. A amígdala, o hipocampo, o córtex cingulado, o tálamo, o hipotálamo e outros núcleos cerebrais estão nesse sistema.

Os louvores ao Senhor, cantados a sós, em grupos e em corais, nadam de braçadas nessas invenções incríveis e que podiam sair unicamente da mente divina.

Nas igrejas, nas apresentações em cultos dirigidos a pessoas não crentes, em púlpitos das tantas denominações que têm a adoração por meio da música como privilegiada, os hinos que compõem os mais antigos hinários, como a Harpa Cristã dos assembleianos, Hinário para o Culto Cristão, dos batistas; Hinos de Louvores e Súplicas a Deus, da Congregação Cristã, o Hinário das Igrejas Evangélicas Reformadas no Brasil, dentre outros, são o carro-chefe de toda a preparação da comunidade que ansiosa e espiritualmente reverente aguarda pelo sermão ou pela Palavra, o prato principal dos banquetes do Evangelho.

O conhecimento, bem por isso, ajunta e reserva tudo o que diz com a criação espiritual da composição de hinos, para distinguir a hinologia, notadamente a hinologia dos seguidores de Jesus. E, na mesma pauta, monta a um tratado sobre hinos. 

Os estudos desta ciência concentram-se na origem, repertórios, contextos e nas relações entre música e poesia, em namoros e uniões perfeitas que se dão em versões que, para um bom concerto, ficam de ouvidos atentos em critérios de relevância e de pertinência, para que não se desvirtue a autenticidade da mensagem da salvação.

Para maiores subsídios sobre o assunto, tão negligenciado nesses tempos de mundanização do sagrado, sob a injustificável desculpa de que é preciso falar a linguagem dos jovens e pôr a tecnologia pra rodar para ganhar almas para Cristo, recomendamos que se inscreve em ‘HINOLOGIA CRISTÃ’, a qual disponibiliza a todos a sua Rádio Web de mesmo nome, por este link[i]:

Parceria firmamos como o seu idealizador, Robson Junior, capixaba da gema, que nasceu em 26/06/1992 em Vitória, capital de seu estado do Espirito Santo.

Alguma coisa teria que ter de comum conosco: licenciou-se em Música pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, SP, a pouco mais de quarenta quilômetros de Franca.

O querido irmão Robson, há pouco, teve que estabelecer-se em São Paulo, por questões de estratégia e logística de produção e de compartilhamento de seus valiosos conteúdos.

Contribuições para a nossa EG de Franca começam a chegar! Glórias a Deus.

Vamos à primeira delas!

Uma foto histórica que, para mim, nascido e criado em Franca, foi tirada na frente do templo da Igreja Presbiteriana, na Monsenhor Rosa com General Osório, no ano de meu nascimento, 1960:

Será que estamos equivocados? Corrijam-nos, se assim estivermos.

Essa escadaria que leva à nave nos é familiar à memória de infância e de jovenzinho.

Aí temos uma lembrança inesquecível da apresentação do CORAL EVANGÉLICO DE SÃO PAULO, fundado em 1949, com a legenda vinda em áudio gravado exclusivamente para este artigo pelo aplaudido Maestro RUY WANDERLEY.

Vem de play:

Maestro Ruy Wanderley

A grata surpresa está na regência desse coral, que cabia ao francano, sim, francano Umberto Cantoni. Querem contentamento e gratidão maiores?

Nosso Deus os abençoe ao parceiro e musicista e hinólogo de fato e por direito Robinho – podemos assim chamá-lo, com a intimidade dos que professam a Cristo como único e bastante Salvador; e ao mestre da batuta Ruy Wanderley.

A paz do Senhor!

Théo Maia


[i] https://www.hinologia.org/

Dr. Theo Maia

Advogado Previdenciarista (OAB-SP 16.220); sócio-administrador da Théo Maia Advogados Associados; jornalista; influenciador social; diretor do Portal Notícias de Franca; bacharel em Teologia da Bíblia; servo do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo