Novas imagens mostram momento em que Datena dá a cadeirada em Marçal
A TV Cultura divulgou novas imagens sobre a cadeirada do candidato José Luiz Datena (PSDB) no também candidato Pablo Marçal, do (PRTB) durante debate eleitoral transmitido ao vivo pela TV Cultura no último domingo (15). No vídeo completo, é possível ver a ação toda de Dantena e reação de Marçal.
O episódio ocorreu após uma troca acalorada de acusações entre os candidatos. Marçal questionou Datena sobre denúncias de assédio sexual, o que levou Datena a reagir de forma agressiva, chamando Marçal de “bandidinho” e afirmando que as acusações contra ele haviam sido arquivadas por falta de provas. Em resposta, Marçal provocou Datena, chamando-o de “arregão” e questionando sua seriedade como candidato.
A situação escalou rapidamente quando Datena se levantou e, em um ato de fúria, pegou uma cadeira e a arremessou contra Marçal. O debate foi imediatamente interrompido, e Datena foi expulso do estúdio. Marçal foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, onde recebeu atendimento médico e foi liberado na manhã seguinte.
A TV Cultura divulgou novas imagens do incidente, mostrando Datena acertando Marçal duas vezes com a cadeira antes de ser contido pelos seguranças. O episódio gerou um boletim de ocorrência por lesão corporal e injúria contra Datena, e a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.
Em coletiva de imprensa após o incidente, Marçal classificou o episódio como “deprimente” e afirmou que pedirá a cassação do registro de candidatura de Datena. O mediador do debate, Leão Serva, descreveu o evento como “um dos mais absurdos da história da televisão brasileira”.