Colunas

Atividade física por eletroestimulação

Atividade física por vinte minutos e duas vezes por semana. Parece mágica? O paraíso para os sedentários convictos?

Não. É a eletroestimulação muscular. Trata-se de uma modalidade de condicionamento físico que utiliza coletes e eletrodos com correntes elétricas alternadas para estimulação muscular e é considerada hoje um excelente coadjuvante na área.

Leandro Bucci Rufino, de 36 anos, é educador físico pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. Ele possui Certificação e Fundamentação Prática em Eletroestimulação pelo Instituto Miha e é pioneiro nessa área em expansão, no nicho fitness.

Leia abaixo o que ele tem a nos contar sobre essa forma da  fazer atividade física.

Folha de Franca – Fale sobre o conceito de eletro estimulação (como, quando e onde surgiu) e como tem sido seu desenvolvimento e sua adesão?

Leandro Bucci Rufino – Descobriu-se há muitos anos que é possível excitar um músculo passando uma corrente elétrica através dele ou do seu nervo periférico. A esta criação de potenciais de ação em células estimuláveis com impulsos elétricos chamamos de eletroestimulação. Em 2007, na Alemanha, depois de várias décadas evoluindo, uma empresa desenvolveu o primeiro sistema de eletroestimulação muscular de corpo inteiro. De 2007 até hoje houve algumas inovações no aparelho, começando com um equipamento com poucas opções de correntes e com fio, chegando até a atualidade, com um equipamento com muitas opções e variações na configuração da corrente, até o aparelho sem fio, com conexão bluetooth.

No Brasil essa tecnologia chegou em meados de 2016, ganhando a cada ano novos adeptos e se firmando com uma tendência na área fitness.

Hoje temos estúdios de eletroestimulação espalhados pelo Brasil todo; é uma modalidade pela qual, com certeza, o brasileiro se apaixonou.

Folha de Franca – Em que o exercício por eletroestimulação pode ser melhor ou mais eficaz do que as modalidades tradicionais de atividade física? Quais os ganhos?

Leandro Bucci Rufino – O grande diferencial dessa tecnologia é conseguir uma ativação de todos os grupos musculares de uma forma intensa e com baixo impacto articular. Conservando todas as suas articulações e deixando o treino muito mais seguro e tendo um risco muito menor de lesão e proteção da coluna.

Nos dias de hoje, com a falta de tempo que temos, você conseguir todos os benefícios de uma atividade física consegue nos dar, com sessões de apenas vinte minutos e duas vezes na semana é incrível.

Os principais ganhos são: a melhora do tônus muscular, emagrecimento, aumento da força muscular.

Folha de Franca – Para quem esse exercício é mais indicado? E para quem é contraindicado?

Leandro Bucci Rufino – As contraindicações absolutas são para gestantes, portadores de marca-passo e epilepsia. No mais, todos podem praticar o exercício com a eletroestimulação de corpo inteiro.

Ele é indicado para todas as pessoas adultas, sendo um ótimo método para adquirir saúde e qualidade de vida.

Folha de Franca – Quais e em quanto tempo podem ser verificados os resultados?

Leandro Bucci Rufino – Costumo dizer que nas quatro primeiras semanas você irá sentir a diferença em seu corpo.

Nas outras quatro semanas seguintes, você irá enxergar a diferença no seu corpo.

E nas próximas pra semanas pra frente as outras pessoas irão perceber a diferença em você.

Folha de Franca – Desde quando você trabalha nessa área? Fale sobre a sua academia, seu público e sobre o projeto de abrir outra academia

Leandro Bucci Rufino – Trabalho como Personal Trainer há 14 anos, e com a eletroestimulação há 3 anos.

A minha empresa surgiu depois que o marido da minha irmã, que mora em Campinas, conheceu essa tecnologia e ficou surpreendido com o resultado que obteve, vendo em Franca uma ótima opção para investimento. Ele então me convidou para juntos criarmos  uma empresa e trazermos essa ótima tecnologia a Franca. Então, em 01 de setembro de 2018 abrimos a primeira unidade da Xtreme20, e de lá pra cá, a quantidade de adeptos está aumentando cada vez mais. Em breve abriremos uma nova unidade para podermps levar a mais pessoas essa tecnologia que vem ajudando muita gente a ter mais saúde.

Folha de Franca – Explique a fisiologia da eletroestimulação e enumere pessoas famosas que sejam adeptas.

Leandro Bucci Rufino – Para fazer exercícios nesse método você precisa vestir um colete composto por 16 eletrodos, que são posicionados estrategicamente para estimular um grupo muscular exato.

Ao vestir o colete, você irá se movimentar e fazer exercícios de fácil complexidade, ao mesmo tempo a corrente entrará em contato com a sua musculatura fazendo uma contração, essa contração dificultará o movimento, exigindo que você tenha que fazer força. Nesse momento, dependendo da corrente utilizada, estará fazendo em média de 50 a 80 contrações por segundo em sua musculatura.

Assim, geramos um treino de alta intensidade na sua musculatura, possibilitando reduzir o tempo de treino e de frequência semanal.

Muitos famosos já estão fazendo o treino com a eletroestimulação, entre eles estão:

Bruna Marquezine, Sasha Meneghel, Duda Nagle, Aline Riscado, Daniela Cicarelli.

Folha de Franca – Há inovações dessa tecnologia a caminho?

Leandro Bucci Rufino –  Sim, as grandes inovações estão no colete, ele será cada vez mais confortável para vestir e realizar os movimentos; em um futuro próximo não terá mais a necessidade de molhar os eletrodos e o próprio colete conseguirá fazer uma avaliação de todo treino do aluno, tanto da sua performance quanto da sua gordura corporal.

Serviço

Para saber mais ligue ou envie mensagem para 16 99458-2801

Vanessa Maranha

É Psicóloga, Jornalista, Escritora Premiada, colunista da FF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo