ColunasReligião

Em Reforma

NÃO VOS CONFORMEIS, MAS TRANSFORMAI-VOS.

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2

No dia 31 de outubro, celebraremos o aniversário da Reforma Protestante. Rememoraremos a data em que o monge católico Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha.

crédito de imagem: wikipedia.org

O estampido emitido pela Reforma retiniu por toda Europa e, depois, pelas colônias.

O protestantismo chegou para definir a implantação de uma nova cultura cristã, focada exclusivamente na Bíblia Sagrada.

As práticas de Igreja eram destacado ponto imediato da insatisfação mesmo entre os poderosos, vez que ela detinha a propriedade de terras e de incalculáveis riquezas. Os políticos também se aproveitaram do abalo que mexeria, de verdade, com os eixos dos poderes e de suas forças.

A Reforma, em seus aspectos políticos, econômicos e teológicos,resultou da corrupção existente no Poder da Igreja. Os nobres viram, nela, uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o Papa. Convinha-lhes revogar a atribuição legal do pontífice para estipular, arrecadar e cobrar de impostos de todos seus fiéis.

Os reis permaneciam com a coroa se tivessem a bênção papal, de tal forma a por em claro que a autoridade da igreja se impunha da Santa Sé para baixo, dentro e fora dos seus templos, indo alcançar a instância secular, da política em sentido administrativo e eleitoral público.

ilustração de conhecimentocientifico.r7

O poder e as posições da Igreja eram fonte de inconformismo geral e estavam em xeque.

Entretanto, cabe sublinhar que o impacto do Movimento Protestante não se estagnou ou se limitou àquele período do século XVI, pois a necessidade de mudança, nos centros de poder ou não, é constante.

 Nesse contexto, atribuída ao teólogo reformado holandês Gilbertus Voet, a frase em latim, “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda est” que em português é, “Igreja reformada está sempre se reformando” faz muito sentido, visto que vivemos em mundo em constante mudanças, que nos impõe grandes desafios, gerando questionamento:

O que mudar, como mudar e o como resguardar a sã doutrina?

Com base no DICIO, Dicionário de Português, vamos analisar três palavras:

CONFORMAR significa: Acomodar-se, resignar-se, submeter-se, aceitar, acomodar, tolerar.

TRANSFORMAR significa: Dar nova forma, passar a possuir uma nova forma, alterar o estado de, converter, mudar.

REFORMAR significa: Dar melhor forma, corrigir, consertar, reconstruir.

A empreitada luterana nos lembra da necessidade de olharmos para nós mesmos; e, para as nossas igrejas, com um olhar crítico e estarmos, constantemente, buscando o REFORMAR. Precisamos identificar as nossas falhas e nos empenharmos em nos tornar cada vez mais uma igreja que reflita a imagem de Cristo na sociedade.

 Não podemos nos CONFORMAR, nos acomodarmos diante das investidas do inimigo. Como Igreja, precisamos ser orientados pela Palavra de Deus, vivendo um amor acolhedor e um evangelho que é o único capaz de TRANSFORMAR vidas.

Ainda há muito que crescer!

Sigamos reformados, sempre reformando.

Pb. Daniel Vitor

É professor; psicopedagogo; escritor; compositor; teólogo; palestrante de temas familiares, cristãos e educacionais e Conselheiro Tutelar em Franca.

3 Comentários

  1. Amém que e a igreja venha ser moderna mais nao mundana e que o Espírito Santo venha nos orientar em todo tempo para que não viemos desviar do propósito do Senhor Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo