
Celebramos com santa alegria e gratidão a Deus a solenidade dos santos Apóstolos Pedro e Paulo, testemunhas do Senhor e colunas da Igreja, em comunhão com o Ano Jubilar, cuja mensagem central é a esperança. “A esperança forma, juntamente com a fé e a caridade, o tríptico das virtudes teologais, que exprimem a essência da vida cristã”, afirmou o saudoso Papa Francisco. O Catecismo da Igreja Católica ensina que “as virtudes teologais dispõem os cristãos a viver em relação com a Santíssima Trindade. Têm a Deus por origem, causa e objeto, Deus conhecido pela fé, esperado e amado por causa de si mesmo” (CIgC, 1840).
A experiência de fé, esperança e caridade de Pedro e Paulo os levou a entregar as suas vidas a Jesus e à Igreja. O ideal cristão é ser como o Senhor. O desejo maior é estar com Cristo, ele é a nossa riqueza. Somos servos seus. Sem o amor de Deus, sem a fé e sem a esperança do Evangelho, nada somos.
Aprendemos dos santos Apóstolos que a fé, a esperança e a caridade, recebemos, celebramos, aprofundamos e vivemos na Igreja. Unidos a esses heróis, rezamos pelo Papa Leão XIV, renovamos a nossa profissão de fé, alimentamos na Eucaristia a esperança e a caridade fraterna.
São Pedro e São Paulo, rogai por nós.
Bom domingo e minhas orações.
Dom Paulo.