Local

“Setembro Amarelo”: mês de conscientização e prevenção ao suicídio tem ações nas UBS’s

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo neste mês, por intermédio da rede de Atenção Básica (UBS e Ambulatórios), ações voltadas a Campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A meta é abranger o máximo de pessoas usuárias das unidades públicas mantidas pela Prefeitura.

Estão sendo preparadas por cada uma das Unidades de Saúde, em datas alternadas, palestras e conversas com a participação dos grupos de educação em saúde já existentes e demais ambientes, com os pacientes nas salas de espera.  Até o final do mês, serão organizados dias de mobilização, com a participação de equipes multiprofissionais, especialmente, dos psicólogos de cada uma das unidades.

      As repartições também estão utilizando a cor amarela para a decoração das recepções, incluindo cartazes com mensagens voltadas a fortalecer a autoestima das pessoas, combinado com a realização de dinâmicas focadas na valorização da vida. Também estão sendo passadas informações dos serviços de apoio disponíveis e gratuitos na rede pública.

Programação

      Na UBS do Jardim Paraty, foi realizada uma ação com as mães, pais e crianças, que participam do grupo Cartela de Leite, em que o psicólogo da unidade, Olavo Tozatti, compartilhou algumas informações sobre prevenção ao suicídio e bem viver. Um novo encontro, com outros usuários, está marcado para o próximo dia 20, a partir das 11 horas. Neste dia,  das 8 às 9 horas, está prevista uma dinâmica sobre valorização da vida.

      Na UBS do Jardim Santa Clara, na Região Oeste, a decoração já pode ser observada, com bexigas e materiais institucionais da Campanha Nacional ‘Setembro Amarelo’. Nas demais repartições, as equipes estão divulgando a campanha e agendando atividades específicas com os grupos de saúde que participam de encontros periódicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo