Esquerda dividida em Franca; principais candidatos buscam influência de Lula
Nos últimos anos, em eleições municipais, estaduais e federais, estamos acompanhando várias disputas ideológicas entre a esquerda e direita. Em Franca não tem sido diferente, mas surgiu uma outra disputa nesta eleição; candidatos de esquerda disputando entre eles a “paternidade” do Presidente Lula.
Fora do poder há 20 anos, quando Gilmar Dominici deixou o posto de Prefeito de Franca, a esquerda se dividiu para voltar ao cargo mais alto da cidade. Tito (PCB), João Scarpanti (PCO), Mariana Negri (PT) e Guilherme Cortez (PSOL) são os candidatos dos partidos da esquerda, sendo os dois últimos os principais na disputa.
Mariana Negri, por ser do mesmo partido que o Presidente da República, naturalmente apoia-se nisso para influenciar eleitores. Mariana publicou vídeos em redes sociais em que Lula declara apoio à ela.
Por outro lado, Guilherme Cortez já utilizou imagens ao lado do Lula, além de ter usado a seguinte frase “Quem votou Lula, vota 50”, atrelando sua imagem ao presidente.
Essa disputa de “paternidade” já gerou uma representação eleitoral por parte da candidata do PT alegando Propaganda Irregular, e a tendência é que esquente mais até o dia da votação.