O que as pessoas procuram em um trabalho?
Antes da pandemia o trabalho era visto como o tema central em nossas vidas, onde procurávamos sempre nos aperfeiçoar para crescer cada vez mais nas empresas. Mas, com tudo o que aconteceu, estarmos em quarentena sem perspectiva e a insegurança sobre o futuro, tivemos outra visão sobre a vida que queremos ter no trabalho.
Muitos profissionais foram para a modalidade Home Office e se acostumaram com essa forma de trabalho e por isso, com o retorno das atividades presenciais, as empresas tiveram grande taxa de rejeição por parte dos colaboradores, e como reflexo disso teve um aumento significativo no índice de rotatividade dentro das empresas. Os colaboradores estão cada vez mais rejeitando o modelo de trabalho tradicional, que é o modelo presencial, onde o funcionário precisa se locomover até a empresa, e estão preferindo outros modelos, como híbridos e home office.
Uma grande parte dos profissionais de hoje não veem o trabalho como prioridade e o que eles querem é viver fora das empresas e dão mais valor a novas experiências pessoais. O que antes buscavam ganhar uma remuneração mais alta, se tornou a procura pela flexibilização na rotina e ter uma vida com propósito, para conseguir conciliar o lazer e o trabalho.
Está cada vez mais claro que o mundo do trabalho mudou radicalmente e que as empresas que não ficarem atentas e se tornarem adeptas aos novos modelos de trabalho, não irão conseguir progredir. As pessoas estão buscando cada vez mais empregos que elas estejam “livres” para desenvolver as suas atividades dentro da empresa e para que se sintam realizadas profissionalmente.