Faça uma criança feliz: doe uma Barbie

A boneca Barbie chegou ao Brasil em 1982 com uma propaganda muito interessante para a época: ‘Barbie, a boneca que é uma estrela’. Isso porque naquele ano (e posteriores) ela era produzida no Brasil pela fábrica de brinquedos Estrela. O sucesso foi rápido e vários lançamentos foram feitos nos anos seguintes o que incluía carros, piscinas, roupas etc… Era um item mais lindo que o outro; uma boneca mais maravilhosa que a outra. Daquela época, guardo a minha com muito carinho, pois ela bem diferente das demais – roupa vermelha glamorosa, sapatos de salto, cabelos com ondas e cor de chocolate. Ganhei-a tardiamente – acho que com 14 anos e durante anos ela foi a única.
Após a abertura das importações, a Mattel passou a vender a Barbie no Brasil e hoje ela pode ser encontrada em inúmeras versões garantindo diversidade de corpos, raças, condição física etc…: tem Barbie na cadeira de rodas, com perna mecânica, com síndrome de down; há bonecas negras, brancas, albinas; com cabelos lisos, crespos, curtos e cumpridos, até sem cabelo. A roda do capitalismo neste caso não para de girar.
Com um número tão grande de bonecas circulando acontece outro fenômeno: o descarte das bonecas (eu mesma tenho uma boneca salva do lixo em texto publicado aqui soraiaveloso.blogspot.com/2017/10/do-lixo-ao-luxo-historia-da-barbie.html). E é preciso pensar portanto no seu aproveitamento.
Que tal ajudar a ressignificar as bonecas aí paradas na sua casa? Anualmente, Jamil Borsari, um francano de coração enorme, sua família e amigos, organizam uma festa de Natal para crianças. A cada ano, ele escolhe um bairro diferente e com a colaboração de muitas pessoas prepara uma festa exclusiva para crianças que se não fosse por ele, não teriam um Natal feliz.
Para atender a este público, ele recolhe quantas Barbies conseguir e leva para uma verdadeira ‘fábrica de sonhos’ – lá elas são lavadas, higienizadas e ganham roupa nova. Então eu te convido neste ano a ajudar nesta campanha linda. Ele também recolhe bicicletas e outros brinquedos que vocês tiveram parados aí na sua casa. Os filhos crescem né?! Também aceita doações de brinquedos novinhos e ainda doces, refrigerantes, salgadinhos, e o que mais vocês puderam doar.
O telefone do Jamil Borsari é (16) 99113-0129 e o meu é (16) 99125-2983, pois eu também posso ir buscar a sua generosa doação (que pode ser uma única boneca, não se preocupe).