Colunas

Escola Industrial comemora 100 anos de existência

A ETEC – Escola Técnica Estadual Profissional Dr. Júlio Cardoso, de Franca, conhecida por todos como Escola Industrial, está completando 100 anos de fundação. Para marcar a data, será realizada uma programação especial de comemoração (confira abaixo).

Em 1924, nasceu a Escola Profissional de Franca, que mais tarde se tornaria a Escola Industrial Dr. Júlio Cardoso. Inicialmente voltada para o público masculino, a escola oferecia cursos básicos de Mecânica de Máquinas e Marcenaria, com 160 alunos matriculados. A partir de 1927, as portas se abriram para alunas, com a implantação dos cursos de Corte e Costura, Rendas e Bordados, Flores e Chapéus, Roupas Brancas, Pintura e Decoração.

Ao longo dos anos, a instituição passou por várias mudanças de denominação, mas sempre manteve o nome do seu patrono, Júlio Cardoso. Em 1994, a Escola Doutor Júlio Cardoso foi incorporada ao Centro Paula Souza. Enfrentando desafios modernos, como a adaptação aos avanços tecnológicos e as demandas de uma sociedade em constante evolução, a escola implementou estratégias eficazes para manter a qualidade da educação.

A Escola Doutor Júlio Cardoso se destacou em diversas áreas, formando gerações de alunos que seguiram sua trajetória de sucesso profissional.

Agora, ao celebrar seu centenário, a instituição realiza vários eventos para preservar sua memória histórica. Confira:


Programação

22 e 23/04 – Depoimentos de ex-alunos
24/4- Apresentação de um curta metragem contando a história da Escola (evento interno) e Sarau “Um século de história”, no teatro Elza Ferrante Vieira
25/4- Dia em que a escola comemora 100 anos 09h – Solenidade com participação da fanfarra do Tiro de Guerra 16h – Abraço coletivo
19h – Abertura da cápsula do tempo, com participação da bateria da Unifacef (enterrada quando a escola completou 88 anos),
26/4- Fechamento da nova cápsula do tempo com os alunos atuais

Re Comparini

É jornalista, radialista, psicóloga e colunista reconhecida pela Abraco (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunista⁩s Sociais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo