Colunas

Cuidando do “Paineirão”

Por Elaíse de Mello Barbosa

Muitos acreditam que uma árvore deve ter “vida natural”, sem que se precise de qualquer cuidado especial. Entretanto, como todos os outros seres vivos, caso as árvores tenham suas doenças e pragas tratados, se forem devidamente adubadas e “vitaminadas”, sua vida será prolongada, sua presença e beleza permanecerão por mais tempo.

Existem hoje empresas especializadas em avaliar as condições de uma árvore, seu risco de queda, de diagnosticar doenças e presença de pragas, de oferecer orientações de tratamentos e de cuidados. Essas empresas muitas vezes oferecem serviços sofisticados como a tomografia de tronco, para verificar a presença de ocos e estimar o risco de queda. Os arboristas profissionais e escaladores são pessoas preparadas para emitir relatórios sobre as condições de uma árvore, sendo muitas vezes certificados por entidades internacionais.

Consideramos que o “paineirão”, localizado na Rodovia Cândido Portinari km 406, entre Franca e Cristais Paulista, seja o exemplar arbóreo mais representativo do patrimônio verde da cidade de Franca – SP. Sendo uma árvore centenária, imune ao corte desde 2015 (LEI Nº 8.238, DE 03 de março de 2015), e que também foi tombada pelo CONDEPHAT como patrimônio histórico, cultural e natural em 2015, esta paineira merece cuidados especiais para sua preservação, desempenhando um papel importante no ecossistema urbano, fornecendo abrigo e alimento para diversas espécies da avifauna locais.

Por isso o Grupo Mulheres do Brasil – Verdejar escolheu a Grande Paineira para receber essa atenção no ano do aniversário de 200 anos de emancipação política do município. O dr. Marco Antonio Benedetti Filho, presidente da UNIMED Franca foi sensível a esta proposta de ação e a patrocinou.

Após a autorização da Secretaria do Meio Ambiente, a análise foi realizada em 1 de novembro de 2024 e utilizou técnicas avançadas como tomografia de impulso para avaliar a saúde e o risco de queda desta árvore veterana. O estudo foi conduzido pelo Dr. Rogério Goularte Moura Gomes de Oliveira da empresa Arboreo / Engemaia, especialista em fitossanidade e risco de queda de árvores urbanas, visando garantir a preservação e longevidade desta importante espécimen do patrimônio arbóreo urbano.

Os resultados mostram que a paineira-rosa (Ceiba pubiflora) apresenta dimensões notáveis, com uma circunferência de tronco de 650 cm a 1,30 m de altura e 750 cm na altura do colo. Sua altura total atinge 23 metros, com a primeira ramificação ocorrendo a 1,80 m do solo.

A árvore também passou por um banho completo de fertilizantes, contando com a ajuda do escalador no alto da árvore.

1. Fertilização do Solo: Aplicação de fertilizantes orgânicos e naturais na área de projeção da copa, visando melhorar a nutrição do sistema radicular.

2. Nutrição da Copa: Aplicação foliar de nutrientes para estimular o desenvolvimento saudável da folhagem e melhorar a fotossíntese.

3. Tratamento do Tronco: Fertilização direcionada ao tronco, utilizando produtos específicos para fortalecer a estrutura e resistência da árvore.

Periodicidade: Recomendação de fertilizações a cada 6 meses para manter um aporte nutricional adequado e constante.

Mesmo com um oco dimensionado através da tomografia de impulso feito na base do tronco, a árvore apresenta baixo risco de queda e o profissional afirma que ela poderá viver por outros 100 ou mesmo 200 anos se bem cuidada, o que nos deixou especialmente felizes.

As orientações mais importantes são listadas a seguir. Os chapas que ali fazem ponto colocaram placas utilizando parafusos imensos que causam danos à estrutura da árvore (ação proibida por lei municipal). As placas foram removidas no momento do estudo, bem como alguns dos parafusos. Carros e caminhões também invadem a área, supostamente para uso da sombra ou atividade dos chapas. A presença de insetos xilófagos são mais uma das preocupações que merecem atenção para manter a saúde da paineira.

1. A recomendação é a de remoção dos pregos e parafusos que permaneceram no tronco.

2. Os carros e caminhões que entram no canteiro removem a terra e expõem as raízes, oferecendo ainda risco ao tronco em caso de choque com a árvore. Neste caso a orientação é de reposição da terra removida para proteção das raízes e colocação de guard rails no perímetro da árvore.

3. Tratamento Profilático: Recomenda-se o tratamento da cavidade com produtos orgânicos para prevenir o ataque de organismos xilófagos, preservando a integridade estrutural da árvore. Observou-se a presença de besouros e de formigas carpinteiras.

4. Aplicação de fertilizantes a cada 6 meses.

Como árvore centenária, esta paineira é testemunha viva da história de Franca, tendo presenciado o desenvolvimento urbano e as transformações da paisagem ao longo do último século. Sua presença contribui para a identidade cultural e paisagística da região.

Esta árvore veterana serve como um excelente recurso para educação ambiental, permitindo que a comunidade aprenda sobre a importância da conservação de árvores urbanas, biodiversidade e os benefícios das árvores para a qualidade de vida nas cidades. O desvio da estrada é um exemplo de como integrar a natureza aos espaços urbanos.

O relatório completo do trabalho realizado foi entregue na Secretaria do Meio Ambiente, como contribuição do Verdejar – UNIMED para os cuidados do verde de Franca. Esperamos que as recomendações sejam seguidas e que outras árvores do nosso patrimônio verde possam contar com o mesmo tipo de cuidado.

O procedimento da tomografia do tronco foi transmitido ao vivo pelo Facebook Verdejar Franca, permitindo transparência e engajamento da comunidade no processo de avaliação. Foi certamente a ação do grupo que mais teve visualizações e repercussão em nossas mídias sociais, mostrando o interesse e a preocupação dos cidadãos com os cuidados de nossas árvores.

Elaíse de Mello Barbosa é engenheira de alimentos. Especialista em arborização urbana pela Unifesp. Escritora. Voluntária do Grupo Mulheres do Brasil e lider do Comitê Verdejar do núcleo Franca-SP, desde 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo