Colunas

Andar com: Arquitetura, Arte e Cultura – 200 anos de Franca – Parte 2

O evento “Andar com: Arquitetura, Arte e Cultura” teve uma importância significativa para os jovens de Franca, proporcionando-lhes um contato inicial com o patrimônio histórico da cidade e com a arte local. Muitos desses jovens, pela primeira vez, puderam explorar e conhecer mais de perto a riqueza arquitetônica e cultural que compõe a história de Franca, um aspecto fundamental para fortalecer o vínculo com a identidade local.

A participação dos artistas e arquitetos no evento foi essencial para tornar essa experiência ainda mais enriquecedora. Eles não apenas compartilharam seus conhecimentos sobre a importância do patrimônio histórico e da arte, mas também o fizeram de maneira lúdica e envolvente, criando um ambiente de descoberta e aprendizado ativo. Isso permitiu aos jovens vivenciarem a história da cidade de uma forma prática e estimulante, promovendo um entendimento mais profundo sobre a necessidade de preservação e conservação de nossa herança cultural.

Além disso, o evento ganha ainda mais relevância no contexto dos 200 anos de Franca, reforçando a valorização de sua história e incentivando as novas gerações a cuidarem e preservarem esse legado. A experiência serviu como um despertar para a responsabilidade coletiva de manter viva a memória da cidade, estimulando o interesse dos jovens em serem agentes de proteção e promoção do patrimônio cultural local.

“A experiência vivida com os alunos da escola ESAC Franca foi muito gratificante. Poder multiplicar o saber , nos traz um sentimento de dever cumprido .

Falar sobre  Patrimônio Histórico Arquitetônico Artístico Cultural de nossa cidade de Franca aos mais jovens, traz à luz a importância e significado de preservarmos a nossa história.

Esse evento reuniu arte e cultura, onde nós artistas arquitetos pudemos ministrar aos alunos diversas oficinas.

Minha oficina foi sobre “falso vitral” e antes de ministrá-la falei um pouco sobre o surgimento do vitral, sua origem e técnicas de confecção.

Trabalhamos o tema com tinta vitral e tinta  relevo sobre folha de acetato.

Tivemos uma experiência única, onde cada aluno pode colocar sua criatividade em prática. Alguns deles me disseram que nunca tinham tido um contato tão perto da arte e que para eles foi um momento de descontração e aprendizado.

Parabéns ao BPC e ao arquiteto Cláudio Ferreira pela iniciativa desse evento. Obrigada a todos os apoiadores, patrocinadores e artistas Arquitetos que fizeram esse evento inédito, tornar realidade. Viva Franca 200 anos “ Magda Belato- Artista Arquiteta

Os Artistas Arquitetos que ministraram as  oficinas de artes foram os seguintes:

Fernando @fernandopimentapodo

Daniela Schiavottiello@danischiavottiello

Claudio Ferreira @claudioferreiraarquitetura

Erika Covas @erikacovasg

Isadora Ricci @studioricci_

Magda Belato @magdabelato

Paula Malta @maltamosaico

Os profissionais que ministraram o roteiro dos pontos do Patrimônio Histório, foram os seguintes

Marcelo Pini @marcelopiniprestes

Dr. Pedro Tosi @pedro.tosi

Este evento foi realizado para os alunos da Escola Esac  – @esacfranca

As empresas que apoiaram e patrocinaram este evento foram as seguintes

COCAPEC – @cocapecaltamogiana

MARKA – @marka_solucoes_pre_fabricadas

ACIF – @acifranca

CIRCULUS – @cartonagemcirculus

VIA SOL – @viasolenergiasolar

GRUPO RS BRASIL – @gruporsbrasil

CANAL 3 – @francacanal3

ESCOLA ECPEI – @escolaecpei

TATI RIBEIRO FOTOGRAFIA – @fotoscorporativasfranca –

Este evento teve o apoio da Escola Esac, do CONDEPHAT e do COMTUR

Claudio Ferreira

É Arquiteto e Urbanista, especialista em Neuroarquitetura. Atua com projetos de Arquitetura e Construções desde 1.993. Contato – 16-99122-3258 @claudioferreiraarquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo