Fé e tradição: tapete de Corpus Christi da Catedral terá cerca de 600 metros
Nesta quinta-feira, 8, é o dia de Corpus Christi, data importante e muito esperada pelos católicos, que possuem tradições e costumes para esse dia. A tradição mais famosa é a montagem de tapetes gigantescos, coloridos e que trazem imagens representativas para a Igreja Católica. A elaboração dos tapetes é feita pelos próprios fieis.
Em Franca, a principal montagem acontecerá ao redor da Praça Central, em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição. Estima-se que cerca de 600 pessoas participarão diretamente dessa montagem, e muitas outras pessoas estarão envolvidas com doações, ideias e outras partes da organização.
Ao contrário dos anos anteriores, em que se usada somente as serragens para a montagem dos tapetes, esse ano serão usados sal de gado, areia clarinha, pó de pneu, pó de café e outros materiais. A ideia é ter 600 metros de imagens e desenhos nas ruas ao redor da praça.
A designer de interiores Nayara Cristina Oliveira e o químico aposentado Denizar Pugliesi são dois dos organizadores da montagem. Segundo eles, o trabalho terá início às 7h de quinta-feira de maneira que tudo esteja pronto antes das 16h, horário que se inicia a missa.
“Fica o convite para toda a comunidade que quiser, além de ver os tapetes prontos, também participar da montagem conosco. Nem que seja por poucos minutos”, disse Nayara.
Confira, abaixo, algumas imagens do lindo tapete feito no ano passado: