Religião

Avança para águas mais profundas

“Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus” (Lc 5,1). Subindo na barca de Simão, sentado, ensinava as multidões. Ele é o mestre que comunica uma mensagem de vida e libertação. Sua palavra é uma força de amor que atrai.
Após o ensino, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4). Este se queixou de que eles haviam trabalhado a noite inteira, em vão. Mas foi obediente, e fez o que o Senhor pediu. A pesca teve êxito e até precisou da colaboração de todos. Simão Pedro reconheceu a sua pequenez e teve a reação daqueles que se sentem humanos e pecadores. Jesus o animou: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens” (Lc 5, 10). Os pescadores deixaram tudo e seguiram a Jesus. A confiança fez deles discípulos.

O Evangelho é uma força de amor capaz de congregar. Esta graça foi confiada pelo Espírito Santo aos apóstolos e à Igreja. A vocação nasce do desejo e da sede da Palavra, que gera a vida. A obediência é um ato de fé e confiança. Em atenção aos apelos de Jesus, lançamos as redes. O resultado é maravilhoso.
Como Simão Pedro, ou o profeta Isaías (cf. Is 6,1-2a.3-8), diante da realeza, poder, plenitude, glória e santidade de Deus, tomamos consciência dos nossos pecados e limites, e reagimos com temor. Mas com o seu amor e misericórdia, ele nos purifica, perdoa os nossos pecados e nos envia em missão.

O medo faz parte da experiência humana. Mas não devemos temer uma incumbência divina. O Senhor nos amou tanto e “morreu por nossos pecados” (1 Cor 15,3), e diz a cada um de nós: “Não tenhas medo!” A resposta é exigente, implica dificuldades, renúncias e desafios, porém o que Jesus exige não supera as possibilidades humanas. A fé e a confiança na providência sustentam a resposta e o seguimento. Com ele, o jugo é suave e o peso é leve (cf. Mt 11,30). Com a sua presença é possível avançar para águas mais profundas, pois sua graça nos conduz. Quando o nosso coração está em Deus, perdemos o medo, pois contamos com uma força maior.

“Eu agradeço vosso amor, vossa verdade” (Sl 137,2).

Rezo por você.
Dom Paulo.

Dom Paulo Roberto Beloto

É Bispo da Diocese de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo