Local

Paróquia Santo Antônio será elevada a “Santuário Diocesano”

Nessa sexta-feira, 18, a Paróquia Santo Antônio será elevada a “Santuário Diocesano Santo Antônio”, o primeiro Santuário da Diocese de Franca. A Celebração solene para elevação da Paróquia Santo Antônio a 1º Santuário Diocesano de Franca será presidida por Dom Paulo Roberto Beloto, às 19h30, na própria Paróquia (Rua Capitão Anselmo, 1411), no Bairro Cidade Nova. Na ocasião, o monsenhor José Geraldo Segantin será empossado reitor do local. 

De acordo com material divulgado pela Diocese de Franca, desde que assumiu a Paróquia Santo Antônio, o Monsenhor José Geraldo Segantin percebeu que ela era visitada por muitos fiéis de outras áreas paroquiais, e até mesmo de outras cidades (aqui em visita a familiares), então, ele começou o processo de ampliação e reforma na igreja com vistas a elevá-la a Santuário Diocesano. Com várias campanhas comunitárias – com intensa participação dos fiéis – foi possível deixar o templo mais confortável para as pessoas que assistem às missas e outras celebrações. E a capacidade da paróquia foi aumentada em mais de 50%, comportando até 700 pessoas sentadas.

A decisão de elevar a Paróquia de Santo Antônio a Santuário não vai provocar nenhuma nova alteração significativa na estrutura física do templo, mas, como Santuário Diocesano Santo Antônio, a igreja será referência em toda diocese. A expectativa é que com a transformação em Santuário a paróquia receba mais fiéis, vindos de outros municípios também, como acontece com Santa Rita em Cássia (MG). As atividades da igreja deverão ser intensificadas com ampliação dos cronogramas de missas, confissões e outros eventos. Celebrações temáticas como Missa da Família, da Juventude, das Crianças, momentos semanais de oração, como na Trezena de Santo Antônio, fazem parte das ideias.

“A devoção a Santo Antônio, não só em Franca, mas no mundo todo, é muito grande. A paróquia é muito procurada, sempre encontramos bilhetes nos pés da imagem do padroeiro com pedidos de graça e agradecimento pela intercessão dele junto a Deus. Quando realizamos a Trezena de Santo Antônio, durante 13 semanas, a igreja fica lotada. Então, todo esse movimento foi fortalecendo a ideia de transformá-la em Santuário”, disse o Monsenhor.

Incentivado por fiéis e paroquianos, ele contou com apoio do padre Wallace Nunes (chanceler do bispado) para organizar toda documentação e fez a solicitação formal ao bispo Dom Paulo Beloto. O pedido foi submetido ao Conselho dos Presbíteros no dia 5 de outubro e aprovado por unanimidade.

“Já há uma movimentação pastoral, de peregrinação e uma devoção muito forte a Santo Antônio na cidade, especialmente nas festas. A Paróquia sendo elevada a Santuário irá intensificar esse movimento, e é importante pela questão pastoral, de piedade popular. A criação do Santuário nos traz muita alegria, porque acontece no ano em que a Diocese de Franca completa 50 anos”, disse o bispo.

A Paróquia também recebeu uma relíquia de Santo Antônio, da diocese de Pádua na Itália, e que terá um local especial no templo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo