Francanos reclamam de sujeira, buracos e mato alto pelas ruas, terrenos e calçadas da cidade

Não é novidade que Franca vive um surto de casos de Dengue. A cidade já registrou mais de 3,2 mil positivados em 2022, com registro de 2 mortes e mais 6 sob investigação. E as condições de limpeza da cidade (ou melhor, falta de limpeza) têm contribuído para esse quadro. Ao caminhar por Franca é fácil se deparar com calçadas apresentando mato alto e presença de insetos, terrenos baldios com lixo que acumulam água parada e que se tornam potenciais ‘berçários’ do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, além de enormes buracos no asfalto das ruas, que também se tornam poças de água com risco potencial.
“A Prefeitura é muito rápida para multar donos de terrenos que estão com sujeira, mas a parte dela ela não faz, que é limpar calçadas, praças e ruas. A cidade está que é só lixo”, disse a professora Raquel Menezes, que mora no bairro Santa Efigênia.
“A cidade está completamente abandonada. Está tudo sujo e feio. Essa é, sem dúvida, a pior administração que Franca já teve. A rua está cheia de buracos, quando chove, fica tudo cheio de água e junta muito pernilongo. Aqui em casa todo mundo pegou dengue. Eu fiquei de cama 3 dias! É um absurdo essa situação. A gente limpa dentro de casa, mas a cidade está imunda e cheia de insetos”, disse a gerente comercial Maria Fernandes, que mora na região do jardim Dermínio.
Uma leitora do portal Folha de Franca, que pediu para ter seu nome preservado, está tão indignada com o estado de abandono da cidade, que fez um “tour” por Franca, registrou imagens que mostram sujeira e mato alto espalhados pela cidade e printou a localização de cada lugar para informar a Prefeitura e pedir limpeza. “Eu liguei na Vigilância Sanitária para denunciar essa situação, mas não consegui falar. Nem atendimento adequado, pra uma cidadã que quer ajudar, estamos conseguindo”, reclamou ela.
Até mesmo a Câmara Municipal não poupa a administração de Alexandre Ferreira (MDB) das críticas e cobranças. Com frequência os vereadores expõem as mazelas do município em suas participações na tribuna. No dia 26 de abril, por exemplo, durante a 13ª Sessão Ordinária, o vereador Marcelo Tidy (União) cobrou uma fiscalização sobre as responsabilidades quanto à manutenção e limpeza da cidade. “Eu fiz um levantamento do dia 1 de janeiro de 2021 até o dia 5 de abril com todos apontamentos de locais onde o mato estava alto, das ruas e terrenos sujos e vou propor que faça uma auditoria e que cobre da Seleta, do que ela recebeu e não fez”, apontou o vereador na ocasião.
A reportagem da Folha de Franca saiu às ruas da cidade e registrou dezenas de pontos da cidade em que o mato toma conta das calçadas, o lixo está espalhado pelas ruas e terrenos e a infestação de insetos preocupa moradores. Confira algumas das imagens abaixo:
Absurdos pela cidade




Que horror! Franca está às traças! O Alexandre conseguiu se superar!!! É, de longe, a pior admnistração que Franca já teve!!! E o Fumacê? Que piada!!!! Já era para ter nebulizado toda a cidade…. Franca nunca esteve tão mal cuidada! Uma cidade linda como essa! Saudades do Sidney Rocha!!!!