Local

Francanos no volante já derrubaram 70 postes da CPFL de janeiro a agosto de 2022

De janeiro a agosto de 2022, os motoristas francanos já derrubaram 70 postes de energia elétrica em acidentes com veículos dentro da cidade. Foram 40% a mais que o registrado no mesmo período de 2021, quando foram “capinados” 50 postes de luz, segundo levantamento realizado pela CPFL Paulista a pedido da Folha de Franca. De acordo com o levantamento, Franca está na 6ª posição no Estado de São Paulo entre as 234 cidades atendidas pela CPFL Paulista, ficando atrás apenas de Ribeirão Preto (1ª), Campinas (2ª), Bauru (3ª), Marília (4ª) e Araraquara (5ª).

Para se ter uma ideia de como a violência no trânsito tem registrado aumentos de acidentes desta natureza, só na semana passada, entre sexta-feira, 21, e sábado, 22, três colisões contra postes foram registrados em menos de 24 horas. Em duas das colisões, os motoristas e ocupantes dos veículos fugiram dos locais do acidente.

Em geral, acidentes nas vias urbanas são associadas à alta velocidade, desatenção ao volante, imprudência ou mesmo à ingestão de bebidas alcoólicas ou a medicamentos controlados. Por essa razão, a própria CPFL Paulista possui a campanha Guardião da Vida, que propões a discussão sobre atitudes relacionadas ao trânsito buscando a conscientização da população sobre o tema (Veja abaixo mais informações sobre o assunto).

Quem paga o poste?

Além de causar sérios problemas à integridade física de motoristas, passageiros e pedestres e impor transtornos e prejuízos à rede de saúde pública, a imprudência no trânsito pode, ainda, acarretar prejuízos financeiros a quem causa as colisões.

A perda parcial ou total do veículo é um dos prejuízos a quem causa acidente e destrói um poste de iluminação pública. O outro é a obrigação de arcar com o pagamento do poste. Isso mesmo: quem destrói o patrimônio pode desembolsar de R$ 2 mil a R$ 3 mil, a depender de seu tipo de uso de cada poste. “Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária”, diz a assessoria de imprensa da CPFL por e-mail.

Conscientização

Considerando o impacto do assunto para a população, seja na segurança do trânsito, seja na qualidade do fornecimento de energia, a CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, incentiva a discussão sobre o tema, a fim de promover uma reflexão sobre as atitudes no trânsito que poderiam ser evitadas, reduzindo acidentes e salvando vidas.

Confira, a seguir, dez dicas da campanha Guardião da Vida para tornar o trânsito um ambiente mais seguro:

  1. Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
  1. Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
  1. Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto;
  1. Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
  1. Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
  1. Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
  1. Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas;
  1. Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
  1. Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
  1. Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa. (Fonte: CPFL Paulista)

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo