Entre as 50 mais
A Cachaça Barra Grande acaba de entrar para o Ranking da Cúpula da Cachaça, divulgado pelo Caderno Paladar do Jornal Estadão, o mais conceituado do país. Depois de passar pela votação pública e pelo crivo de mais de 30 especialistas selecionados, a Cachaça Barra Grande Retrô entrou para o grupo seleto das 50 melhores do Brasil.
O Ranking é realizado a cada dois anos e o alambique da vizinha Itirapuã sempre esteve presente com vários de seus rótulos: Santo Grau Itirapuã, Santo Grau Solera PX e Santo Grau Solera 5 Botas, todas produzidas no tradicional engenho, com a supervisão do Mestre Cachaceiro Maurílio Cristofani, pertencente à quinta geração da família produtora de cachaça.
Sucesso, sempre!
117 anos de história
Uma das organizações sem fins lucrativos mais antigas e de credibilidade centenária em nossa cidade, o Rotary Club de Franca, completou 117 anos no último dia 23. A data foi devidamente comemorada pelos rotarianos em cerimônia conduzida por seu presidente, o advogado Rafael Spirlandeli.
O Rotary é formado por cidadãos engajados e dedicados a ajudar o próximo por meio de diversas ações sociais. Durante os eventos e reuniões do clube, os associados trocam ideias, fazem planos, traçam metas e objetivos que estejam relacionados com as necessidades da comunidade.
Mais Rotarty
O Rotary Club de Franca é responsável por um dos projetos sociais mais antigos da cidade, a Esac- Escola de Aprendizagem e Cidadania, fundada em 12 de agosto de 1969. Administrada voluntariamente pela organização, já atendeu mais de 40 mil pessoas diretamente, sempre com o intuito de orientar e empreender ações de cidadania.
O Rotary Club de Franca é referência em vários Estados, graças aos resultados alcançados junto à comunidade francana. São milhares de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela atuação competente do grupo.
Outro evento relevante para a cidade promovido pelo Rotary é o Fest Bar- Festival de Gastronomia, realizado anualmente no Pavilhão Américo Pizzo. O Festival mais saboroso da cidade reúne o que há de melhor em comida de boteco e atrai pessoas de Franca e região. Por conta da pandemia, o evento foi interrompido e a atual diretoria avalia a possibilidade de retorno este ano.
Toda a renda arrecadada com os eventos é direcionada aos projetos sociais mantidos pela instituição.
A Cidade do Diamante
Estive esta semana em Patrocínio Paulista com o diretor de Turismo, Edilson Castro, e com a primeira dama, Renata Lemos Barcelos, que destacaram algumas ações direcionadas ao desenvolvimento social e econômico da “Cidade do Diamante”.
O poder público vem atuando junto aos empresários locais e alguns projetos já são realidade, como o Turismo Rural e Ecoturismo, graças a vocação do município dotado de muitas riquezas naturais e ao empreendedorismo de sua gente. O turismo religioso também se destaca em seus “Caminhos da Fé”, um dentro do município com visitas e procissões às capelas rurais, além de estar inserido no tradicional Caminho que segue até ao Santuário de Aparecida.
A primeira dama Renata destacou o “Cesta Verde”, projeto que atende a população em vulnerabilidade social e contribui para uma alimentação saudável, equilibrada e de qualidade.
Formatura
A linda Júlia Barbosa acaba de conquistar o seu diploma de Fisioterapeuta pela Universidade de Franca e encheu de orgulho sua família. A festa de gala, realizada no Vila Eventos, fechou com chave de ouro as comemorações. Mamãe Adriana Barbosa e a tia babona Fernanda Barbosa participaram felizes e realizadas das festividades. Parabéns, Julinha! Que a sua trajetória seja incrível!
Na cozinha com Vânia
Conhecem a expressão “cozinheira de mão cheia”? É um modo popular antigo de referenciar uma mulher (ou homem) que cozinha muito bem, de forma extraordinária. Assim é a Vânia Vieira. Seus dotes culinários extrapolam a cozinha de sua casa. Muito requisitada para almoços, jantares e outras comemorações, Vânia está sempre acompanhada de suas netas ou filha, como na foto com Tâmara Valentim, quando preparava uma feijoada das mais deliciosas e suculentas em bar tradicional da cidade.
Almoço na Fazenda
Dudu do Val recebe em seu restaurante, Fazenda Jaborandi, o querido casal José Henrique Bettarello e sua esposa, Lurdinha, para o gostoso almoço de domingo. Aliás, o espaço rural atrai gente de toda região, que busca a culinária regional bem-feita, aliada à tranquilidade e ao sossego da natureza.
Bodas de Diamante
Ele foi o último “chefe” da Estação Mogiana de Franca, fechada oficialmente em 1983. Coube a ele entregar as chaves: José Antônio Bosco. O querido “seu” Bosco, apaixonado pela história da ferrovia francana, comemorou esta semana 60 anos ao lado da sua companheira de vida, Dona Olga. Parabéns ao casal!
Cultura de boteco
Dia desses fiz um tour por alguns bares da cidade a fim de conhecer suas histórias e peculiaridades. A primeira parada foi no Bar do Senhor Natal, nas proximidades da Vila Nicácio. O espaço é pequeno e acomoda em torno de cinco pessoas em seu interior. Os fregueses não se importam. Improvisam mesas e sentam do lado de fora. Detalhe: levam os aperitivos prontos, ou preparam na casa ao lado. O bar é bem frequentado. Seus clientes são empresários e profissionais liberais que curtem a simplicidade do lugar, enquanto aproveitam para fortalecer os vínculos de amizade. Alguns batem ponto diariamente.
O senhor Natal tem 81 anos e está há 48 anos no mesmo lugar. Nosso abraço!
51
E hoje o dia é todo dela! A querida Soraia Veloso! Linda e forte, vem ‘brincando’ nos últimos dias em torno do que representa a idade nova que inaugura hoje. Chega aos 51 anos plena, com uma carreira acadêmica consistente – é Doutora em Serviço Social – e especialista em estudos sobre mulheres. Soraia é também jornalista, escritora e colaboradora dessa Folha de Franca. Nos juntamos ao seu marido, César, aos seus filhos Júnior e Marco, e todos os familiares e amigos num abraço imenso para você, Soraia, nossa Sol!! Parabéeeeens!