Covid-19: Teleconsulta criada pela prefeitura tenta desafogar sistema de saúde
A prefeitura de Franca, através de sua Secretaria de Saúde, criou nesta sexta-feira, 4, o Serviço de Teleconsulta para o atendimento aos pacientes com sintomas de síndromes gripais e de Covid-19. A criação do novo serviço, até então disponível apenas na rede particular, consiste em uma ação para ampliar o atendimento aos pacientes, principalmente os que estão em isolamento domiciliar, e para tentar desafogar os canais já conhecidos, como o PS “Dr. Álvaro Azzuz”, que teve uma explosão de procura por atendimento desde o início do ano o que levou à superlotação. Pelo serviço de teleconsulta o paciente terá o atendimento do médico por vídeochamada pelo celular. O novo sistema vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16 horas.
Para fazer a teleconsulta, a Secretaria de Saúde orienta que o paciente tenha o cadastro atualizado na rede pública. A prioridade para os atendimentos da teleconsulta serão para os pacientes que apresentarem sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e coriza, ou caso já tenham recebido resultado positivo para Covid, tido contato com pessoas que testaram positivo ou que estejam em isolamento domiciliar, poderão agendar o atendimento desde já. Os contatos deverão ser feitos pelos telefones (16) 3711-1909/ 3711-1923; por mensagens de Whatsapp para o número (16) 3711-1999 ou ainda pelo e-mail teleconsulta@franca.sp.gov.br. As consultas terão início a partir da próxima segunda-feira, 7.
De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira, que apresentou o serviço na quinta-feira, 3, a iniciativa vai agilizar a oferta de consultas neste momento de pandemia. O médico poderá avaliar o paciente e solicitar exames complementares ou encaminhá-lo para uma consulta presencial, se necessário. A estimativa inicial de atendimento é de 300 pessoas, por semana, com possibilidade de ampliação de acordo com avaliação e acompanhamento diário. Nesta fase inicial, cinco médicos prestarão o atendimento.
Orientações
A Teleconsulta é individual e intransferível. A Secretaria de Saúde orienta que a população mantenha um cadastro atualizado no Sistema da Rede Municipal de Saúde, que pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a casa do interessado.
O paciente deverá possuir um telefone que tenha o aplicativo Whatsapp e que seja o mesmo cadastrado na UBS. O aparelho seja celular, computador ou tablet deve ter câmera e microfone, além de conexão com a Internet. A recomendação é que o paciente esteja disponível pelo menos 10 minutos antes do horário agendado e atenda o aparelho, no momento em que o profissional da saúde efetuar a ligação.
A teleconsulta é um procedimento sigiloso. Portanto, o paciente deverá estar em um ambiente silencioso e fechado, de preferência com boa iluminação e que tenha privacidade para a realização da consulta. A pessoa deverá ter em mãos, papel e caneta para fazer anotações e orientações que serão passadas pelo profissional da saúde.
Caso o paciente tenha algum equipamento de saúde, que possa ajudar o profissional na teleconsulta como lanterna, termômetro, aparelho para aferir a pressão, oxímetro de pulso (o aparelho que colocamos na ponta do dedo para avaliar a oxigenação) é indicado que verifique, com antecedência, se está em bom funcionamento (e com pilhas) e deixe reservado para o momento da teleconsulta.