Número de mortes de motociclistas cresce 27,27% durante a pandemia
O número de motociclistas mortos em 2020 em Franca foi 27,27% maior do que o ano anterior, aponta um levantamento feito pela Secretaria de Segurança e Cidadania de Franca junto ao Infosiga-SP, o Sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran (SP). Os dados oficiais dão conta de que em 2020 foram 32 acidentes relacionados a condutores de motocicletas onde 14 dos motociclistas vieram a óbito ante 11 óbitos em 2019 em 28 acidentes registrados. O ano de 2021 foi ainda mais mortal para a categoria, pois apesar da redução do número de acidentes (foram 26), 14 motociclistas também perderam a vida.

Alguns fatores podem explicar o número maior de mortes nos últimos dois anos, período em que o País passou por restrições por conta da pandemia, segundo o secretário de Segurança e Cidadania, coronel Marcus Araújo. Um deles é o número de pessoas que perdeu o emprego por algum motivo no período e teve que se lançar em um novo trabalho como o de entregas, que cresceu durante a pandemia. Nesse caso, imperícia e imprudência são pontos chaves para o aumento de acidentes. “O que se vê nas ruas são motociclistas e entregadores apressados para, talvez, entregarem com mais rapidez suas encomendas, mas que se utilizam de artifícios que não condizem com a lei, como avançar em sinais vermelhos, andar em alta velocidade em vias que pedem maior cuidado e atenção”, disse o secretário.
De acordo com o coronel Araújo, a secretaria tem trabalhado para tentar coibir abusos de velocidade nas vias públicas da cidade com a instalação de lombo-faixas e orientação aos motoristas e motociclistas, mas admite que é necessário a conscientização da população de usuários de motocicletas para haver uma redução no número de acidentes. “Eu faço um apelo para os motociclistas e suas famílias para que tenham mais consciência e respeitem as leis de trânsito. Eles (os motociclistas) estão se matando”, enfatiza Marcus Araújo.
De acordo com dados da seguradora Líder, responsável pela administração do seguro DPVAT, o número de indenizações pagas pelo seguro durante o ano de 2020 em relação ao ano anterior para motociclistas foi 2% maior, apesar da queda do número de indenizações pedidas. Em 2019, foram pagas pelo DPVAT 273.667 indenizações por morte, invalidez e para despesas médicas, o que representou 77% dos ressarcimentos requeridos. Já em 2020, mesmo com as indenizações pagas caindo para 245.551, ou seja, 10,27% a menos que no ano anterior, o ressarcimento a condutores de motocicletas representou 79% do total de indenizações.







