Através do decreto nº 11.047 publicado nesta quinta feira (14), o governo confirmou a redução de 25% das alíquotas incidentes sobre os produtos industrializados. A medida vale para quase todos os produtos e entra em vigor a partir do dia 1º de maio. Produtos como o cigarro não tiveram redução.
Nas palavras de Paulo Guedes, a iniciativa é um marco na reindustrialização do país.
A medida vai impactar diretamente os cofres públicos, o governo estima uma redução na arrecadação em cerca de R$20 bilhões, lembrando que a receita do IPI é compartilhada entre Estados e municípios.
Mesmo com inflação alta, dados de vendas do comércio surpreendem
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira, 13, os dados sobre as vendas do comércio referente ao mês de fevereiro.
O avanço foi de 1,1% motivado principalmente pelas vendas nos setores de combustíveis, vestuários e móveis; o setor de livros, jornais e revistas cresceu 42,8% mas há uma razão pra isso: a venda de livros didáticos em decorrência da volta as aulas presenciais. Já na ponta negativa, o setor de destaque foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria que recuou 5,6% frente a janeiro.
Safra de grãos deve ser recorde em 2022
Com produção de 258,9 milhões de toneladas, safra de grão deverá ser recorde em 2022 conforme informado na estimativa de março do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Mesmo após redução das estimativas, se comparado com o relatório de fevereiro, o volume ainda é 2,3% maior que o colhido no ano passado. Os motivos da revisão para baixo na comparação mensal se deve a problemas climáticos, que impactaram principalmente a colheita de soja.
“A safra ainda é maior que a colhida em 2021, foi plantada em condições ideais, dentro de uma janela de plantio boa, mas a falta de chuva afetou, principalmente a região Sul do país. O Rio Grande do Sul já perdeu em torno de 50% das estimativas de produção de soja, o Paraná já perdeu acima de 40% e é uma cultura que afeta outras cadeias de produção como a suinocultura e a avicultura”, explicou o gerente de agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes.
Quanto a área colhida, houve um aumento de 0,8% na projeção mensal, prevendo uma área de 71,8 milhões de hectares, um crescimento de 4,7% em relação a 2021.
Internacional
MSCI Retira Rússia do Índice de Emergentes e Beneficia Brasil
O MSCI Emerging Markets, principal indicador de ações de países emergentes e o mais seguido do mundo, retirou no começo do mês a Rússia da composição de seu índice e fez um rebalanceamento de sua carteira. Com a nova composição, o Brasil passa a ter 5,93% de exposição no índice ganhando a maior fatia da redistribuição de 1,3 ponto percentual.
Atualmente, mais de US$16 trilhões de ativos usam os produtos da MSCI como referência, essa sem dúvida é uma excelente alavanca para as ações brasileiras que já acumulam uma alta em dólar de mais de 25% no ano.