Morre Dona Almira, ex-primeira-dama de Rifaina e tradicional política da cidade
A cidade de Rifaina lamente a morte da ex-primeira-dama, Almira Salomão Vieira, que faleceu neste final de semana. Dona Almira, como era popularmente conhecida, era viúva do ex-prefeito José de Paula Vieira e mãe dos ex-vereadores Renata da Almira e Julimar de Paula Vieira. Renata é a atual diretora da Creche-Escola da cidade.
O Prefeito Hugo Cesar Lourenço decretou luto oficial na cidade por três dias. O velório de Dona Almira ocorreu neste domingo, 18.
História política
Dona Almira deixa uma bela história política na cidade. A política de Rifaina está diretamente ligada à família do ex-prefeito e professor José de Paula Vieira (eleito pelo PSDB com 1.438 votos) morto no início do seu segundo mandato (2000-2004).
Sua mulher, Dona Almira, funcionária da Escola Estadual, foi vereadora (2005-2009). Com a morte do marido afastou-se da política e apoiou a filha, a professora Renata Salomão Vieira, conhecida como “Renata da Almira” nas eleições de 2008.
A saída de Almira e Renata do PSDB para apoiar o grupo do Prefeito Hugo César Lourenço (2005-2012) promoveu uma ruptura com outro filho de Zé de Paula: Julimar de Paula Vieira, que permaneceu no partido pelo qual o pai fora eleito (2000) e chegou a ocupar a Secretaria de Turismo de Rifaina.
As relações entre mãe e filha e o irmão ficaram estremecidas, até que a própria política encarregou de reuni-los novamente, sem mágoas, esquecendo o passado. E a cidade ganhou dois vereadores da família José de Paula Vieira: nas eleições de outubro de 2012, Renata foi reeleita com 192 votos pelo então PMDB e Julimar conquistou o primeiro mandato pelo PSDB, obtendo 141 votos. Ambos foram diplomados e empossados, com a presença da orgulhosa mãe, Dona Almira.
Pontilhão
Foi no período em que José de Paula Vieira foi prefeito da cidade pela primeira vez (01/01/1977 a 31/12/1982) que a cidade começou a colher os frutos da construção da Usina da Cemig, na Represa do Rio Grande, divisando com Sacramento (MG).
A represa deu origem a praia de Rifaina que hoje possibilita todo o potencial turístico que a cidade explora comercialmente. As obras da Hidrelétrica haviam começado na década de 1960 e o primeiro gerador entrou em operação em 1970.
Homenagem
Em 2010, o Deputado Gilson de Souza (DEM) apresentou e teve aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de SP, Projeto de Lei que denomina um dos três viadutos que acabaram com a “Curva da Morte” no km 459 da Rodovia Cândido Portinari (SP-334) “Prefeito José de Paula Vieira”.
A homenagem perpetua o trabalho político de um homem que muito trabalhou pelo progresso da cidade e que hoje tem sua história preservada com a trajetória política de sua mulher Almira, num passado recente e, na atualidade pelos seus filhos Renata e Julimar.
Fonte: Hélio Rodrigues