Presidente da AFL distribui livro que alerta para uso excessivo de celular

O tempo excessivo que as crianças passam no celular e o perigo que advém dessa prática é o tema do novo livro da presidente da AFL (Academia Francana de Letras), a escritora Perpétua Amorim. A obra infantil “O Sumiço das Palavras”, da editora Telucazin, foi publicada por meio de edital e começa a ser distribuída em escolas municipais, estaduais e particulares previamente agendadas nesta quinta-feira, 17.
Apesar da atualidade do tema, Perpétua finalizou o texto antes da pandemia da covid-19. “Entrou a pandemia e o celular passou a ser a salvação da molecada, era usado para aulas e tudo o mais. Tudo o que a gente tinha era o celular, então achei que o meu livro tinha ficado adormecido. Mas não, [o tema] voltou com toda a força, inclusive com o governo federal ampliando a lei para que não se use o celular nas escolas. O livro é uma maneira lúdica de passar essa mensagem que as palavras estão sumindo”, explicou a presidente. Ela se referiu a um decreto do governo, de fevereiro deste ano, regulamentando a Lei nº 15.100/2025, a qual restringe o uso de celulares durante aulas, intervalos e atividades extracurriculares.
“O Sumiço das Palavras” é uma fábula sobre uma família de cachorros formada por Porcão, Dona Luna e os filhotes dos dois. Eles perderam o dom da palavra e passaram a latir por utilizarem demais seus celulares.
Além da distribuição gratuita nas escolas, o livro de Perpétua será apresentado às crianças por meio de contação de histórias. Para isso, ela irá contar com os talentos da vice-presidente da Academia, a escritora Maria Silvia Rodrigues Alves, especialista nessa atividade.
Como forma de reforçar sua mensagem, “O Sumiço das Palavras” conta com passatempos como jogo dos sete erros no interior de suas páginas, assim como ilustrações de Alessandro Fonseca. Interessados no livro e na distribuição em escolas pode contatar Perpétua pelo telefone (16) 99999-3896.