ColunasFilmes & Livros

Ciscando aventuras

Um filme – O Suplente

(argentino, 2022. Direção: Diego Lerman, 46 anos)

Lucio, um prestigioso professor universitário de literatura, começa a dar aula em uma escola da região onde cresceu, nos subúrbios de Buenos Aires. Lá ele tenta ajudar seu pai a salvar Dilan, um estudante perseguido por um grupo de traficantes.

Por que gostei?  Pelo tema atual – a falta de gosto pela literatura da geração que está no Ensino Médio.  Pela proximidade e afinidade cultural Brasil-Argentina.  Porque adoro filmes que focam a função vital e imprescindível do professor.  Confira.

O Suplente | Netflix


Um livro – Tudo é rio

(Editora Record  – Carla Madeira, mineira de BH)

O tema: o amor na complexidade entre paixão (por vezes destrutiva) e o amor (também por vezes destrutivo).  Amor está muito além do que uma relação física, do tipo gosto-não gosto.  No amor, conflui muita complexa interação entre o que me atrai, no que me é afim, e no que me complementa, e me desafia. Confira.

Por que gostei:  Carla tem formação em Matemática, jornalista, e publicitária.  Teria sido esta condensação (vejo Matemática como uma linguagem, e confesso ver nela poesia) e a necessidade sintética do seu trabalho na edição de uma publicidade (uma imagem que possa “dizer” o que mil palavras não conseguem) que fizeram seu estilo enxuto, verdadeiro, algo que nos toca quase como um flash?  Não sei, mas o que sei é que muita gente anda lendo. Mais de 100.000 exemplares em um país que se diz por aí que não tem muitos leitores.

Tudo é rio - Saraiva

Maria Luiza Salomão

Maria Luiza Salomão é psicóloga, membro efetivo e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. É membro da Academia Francana de Letras e da Afesmil (Academia Feminina Sul-mineira de Letras).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo