A Igreja celebra ao longo do Ano Litúrgico o mistério de Jesus Cristo, Filho de Deus: sua vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão. O seu início é o Tempo do Advento, que nos prepara para as solenidades do Natal.
Esperamos ansiosamente o nascimento do Salvador, que vem para nos reconciliar com Deus, revelar o seu amor e nos indicar um caminho de santidade. A Encarnação do Verbo nos torna participantes da natureza divina.
“Vigiai – é o apelo de Jesus no Evangelho -, porque não sabeis quando o dono da casa vem…O que vos digo, digo a todos: vigiai!” (Mc 13,35.37).
A vida espiritual exige vigilância. Contamos com a graça de Deus, mas devemos fazer a nossa parte. Em Cristo fomos “enriquecidos em tudo”, diz o apóstolo Paulo. Ele também nos dá a perseverança em nosso procedimento, pois é fiel (1 Cor 1,3-9). Vigiar é acolher a sua presença em nossa vida, procurando cumprir a sua vontade, superando o pecado e perseverando no caminho do bem.
É preciso que aproveitemos o tempo de graça de nossa liturgia e nos prepararmos bem para o Natal. O Senhor bate à porta do nosso coração e pede morada. O seu nascimento é garantia de paz, justiça, fraternidade e amor. Vamos acolher com ânimo e generosidade esta visita!
Bom Advento para todos.
Dom Paulo.