Verdade x Realidade
Abraão recebeu de Deus a promessa que seria pai de nações sem nem mesmo ter um filho. Deus é assim, Ele opera na impossibilidade, Deus conhece nossa realidade, porém nos enxerga através da Sua verdade ao nosso respeito. Como uma criança, pequena, imatura, ainda em formação. Olhamos para ela e vemos… uma criança, mas Deus a olha e vê um homem de Deus, uma mulher de Deus. Deus nos enxerga através da sua verdade.
Abraão tinha 99 anos quando recebeu seu milagre, o filho da promessa. Sara, sua esposa tinha 90 anos, ambos idosos e, fisicamente falando, incapazes de gerar, mas o que são nossas as limitações físicas diante de Deus? Resposta: Nossas incapacidades ou limitações naturais são apenas um cenário para o agir sobrenatural de Deus.
Você pode estar lendo esse texto e refletindo a respeito dos seus desafios o quanto eles são grandes e o quanto você se sente pequeno diante disso.
Davi era de baixa estatura, jovem e completamente inexperiente, essa era sua realidade, porém a verdade a seu respeito era que ele sabia muito bem a quem estava representando e de onde vinha sua inspiração, sua força e sua ousadia: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” 1Samuel 17:45
Uma coisa é a realidade a nossa volta, a outra é a verdade de Deus para nós. O que vai determinar com qual cenário vamos trabalhar, se a partir da realidade ou da verdade de Deus, é nossa busca pelo conhecimento de Deus e daquilo que Deus tem para nós.
Afinal, qual é a verdade de Deus a seu respeito?
O profeta Jeremias diante de injustiças, dores e pressões desejou não ter nascido e amaldiçoou o dia do seu nascimento. A realidade à sua volta era dura demais. Porém Deus contempla sempre a verdade e a verdade a respeito da vida de Jeremias foi declarada antes mesmo de seu nascimento: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.” Jeremias 1:5.
Realmente nossa visão sobre nós mesmos é limitada e geralmente, influenciada pelas circunstâncias, por esse motivo devemos buscar a visão de Deus, sua verdade sobre nós.
Concluindo, Abraão não tinha filhos, mas Deus o viu como pai de muitas nações; Davi era um jovem pastor de ovelhas mas para Deus era o rei de Israel.
“porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:9
Busque em Deus as verdades que moram acima das suas realidades. Deus abençoe.