Religião

3 Atitudes fundamentais em tempos de crises

Livro do Gênesis Cap.26 – Bíblia Sagrada

Como é bom encontrar conselhos que nos ajudam a tomar decisões. Isaque nos apresenta 3 atitudes fundamentais em tempos de crise. E a história começa assim, sobrevindo fome à terra e o sentido de fome nesse contexto é período em que a terra se recusa a produzir, existem momentos que nada produz, as coisas não fluem. Quando Isaque desce a Gerar e o Senhor lhe aparece – e se tem algo maravilho é encontrar com Deus, principalmente em momentos de perdas e dificuldades – e ELE diz a Isaque: “Não desças ao Egito, fica na terra que EU te disser”. Para alcançarmos o favor de Deus, o segredo é seguir a sua direção e, nesse contexto, o sentido de Egito é terra da tentação, ou seja, atalhos sedutores.

Deus não tinha planos na vida de Isaque no Egito e ir até lá o levaria a um caminho de perdição. A primeira atitude a ter em situações de crise é OBEDECER, sujeitar-se à vontade, Deus diz a Isaque: “Fica aonde eu te colocar, pois serei contigo te abençoarei, pois através da sua vida, todas as descendências serão abençoadas”. Não devemos tomar decisões precipitadas mas, sim, andar na vontade de Deus, pois através de nossas vidas, muitas pessoas podem ser abençoadas, uma decisão pode mudar um destino, pois a obediência gera benção e a desobediência gera maldição.
Crise não é o final, é um processo para aprendizado, experiências e oportunidades. Não podemos ficar acomodados e, sim, motivados. E olha o resultado de quem é submisso, fiel e trabalhador.

O verso 12 diz: “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava”. Isaque não deu ibope para o cenário ruim decidiu semear e no mesmo ano recolheu uma medida de plenitude 100x mais, não seguiu a maioria pessimista, e recebeu o benefício de Deus. O Salmo 65;9 diz: “Tu visitas a terra, e a refrescas, a enriqueces grandemente”. A causa da abundante colheita é a mão de Deus sobre os nossos projetos, na crise é tempo de conhecer a Deus e torná-lo conhecido, é preciso olhar a crise com os olhos da esperança. Fé é outra dimensão, não tem nada a ver com lógica humana e agora Isaque vira um problema porque começou a prosperar.

Muitos não suportam ver a prosperidade alheia, a inveja não é apenas querer o que o outro tem é ficar triste porque ele tem. Mandam Isaque embora da terra, porque se tornou maior que eles. Precisamos estar preparados para a oposição, é preciso ter resiliência e pedir ao Senhor nos revestir com um espírito de fortaleza.
E se tem algo que precisamos compreender na vida são as circunstâncias que passamos. A terceira atitude em tempos de crises é perseverar, se manter firme e constante em situações difíceis. É preciso evitar dois erros, o de não confiar em Deus e o segundo de confiar em Deus de forma errada, cruzando os braços não fazendo a nossa parte. Isaque se retira e vai para o vale de Gerar cavar poços e nas duas primeiras tentativas enfrenta resistência, mas ignora os conflitos e numa terceira tentativa cava outro poço, só que agora não a contenda e chama esse poço de Reobote espaços largos. O Senhor nos deu lugar e prosperamos nessa terra. O Salmo 115;12 diz: “O Senhor se lembrará de nós e nos abençoará. Deus sempre trará oportunidades maiores para nós, ELE sempre esteve com Isaque e assim precisa ser em nossas vidas, não precisamos entrar em conflitos. Hoje é uma guerra por poder, dinheiro e fama, mas quem confia em Deus e tem fé no seu poder apenas obedece, semeia e persevera, pois sabe que é o suficiente para vencer as crises.

Fernando Lúcio

Formado em Teologia, graduado em Marketing e possui pós graduação em Gestão Comercial e Inteligencia de Mercado.

2 Comentários

  1. Muito bom o texto primo , eu confio 1000% em Deus em todo tempo , forte abraço e continue fazendo esse trabalho magnífico de edificar as palavras de Deus por esse canal de comunicação com as pessoas , fica com Deus e muita luz em sua vida e das pessoas que estão responsáveis por esse projeto lindo .

  2. Amém! Assim devemos seguir! Parabéns por seu lindo texto, que ilustra e orienta a todos nós, independente de religião, o caminho do Senhor, a Fé, a Perseverança, a Obediência e compreensão dos acontecimentos. Adorei! Parabéns, Fernando Lúcio, mais uma vez!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo