Local

Transporte público, bancos, lotéricas e escolas não funcionarão a partir da 2ª

Transporte público, bancos, lotéricas, escolas particulares, lojas de conveniências e serviços médicos sem urgência estão proibidos em Franca das 00h desta segunda-feira, 22, até as 23h59 do próximo dia 30 de março. Serão nove dias de medidas ainda mais restritivas na cidade. O objetivo é conter o avanço do coronavírus. Nesta quinta-feira, 18, dia do anúncio das restrições, a ocupação das UTIs Covid na rede SUS era de 100% na cidade.

“Há um sofrimento generalizado, um medo, um temor, uma angústia… Hoje é uma decisão para nós muito difícil, mas é uma decisão que vai salvar vidas. É uma decisão que precisa ser tomada, por todos, por isso outros prefeitos estão aqui”, disse o prefeito Alexandre Ferreira.
Apenas supermercados, açougues, padarias, mercearias e postos de combustíveis poderão ter atendimento presencial durante essa fase mais restritiva. A limitação de público permitida é de 50% da capacidade. Indústria e construção civil estão autorizados a funcionar, desde que respeitando as normas de funcionamento.
No caso de estabelecimentos comerciais está proibido o atendimento presencial, assim como a retirada de produtos no local. O delivery será permitido das 9 às 18 horas. Restaurantes e bares também podem funcionar apenas no sistema de delivery.

Academias, atividades esportivas, parques e clubes e até jogos de tabuleiros e cartas nas praças estão proibidos. As feiras livres também serão suspensas no período.

Entre as medidas mais restritivas anunciadas pelo prefeito Alexandre Ferreira está a suspensão do transporte público, assim como o fechamento de bancos, lotéricas e correspondentes bancários no período. Nas agências bancárias apenas o atendimento em caixas eletrônicos é permitido, sendo limitado a apenas 30% da capacidade. Transportes por aplicativo, táxis e moto táxi podem atuar apenas no caso de deslocamento imprescindível.

No caso dos postos de combustíveis o atendimento, apenas para abastecimento, está autorizado das 5 às 20 horas. Lojas de conveniência não podem abrir.
Já os atendimentos médicos, como especialidades em geral – nutrição, fisioterapia, oftalmologista, dentista, entre outros – só podem acontecer em situações de emergência. O mesmo serve para as clínicas veterinárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo