Local

Soraia Veloso ganha prêmio nacional por combate à violência contra a mulher

Professora universitária ainda concorre a premiação especial

Soraia Veloso Cintra, professora, escritora e colaboradora da Folha de Franca, ganhou a 5ª edição do Prêmio “Juntas Transformamos”, do Instituto Avon pelo combate a violência contra a mulher. Seu projeto “Eu combato a violência. E você?”, desenvolvido no município de Ituiutaba (MG), onde é professora da Universidade Federal de Uberlândia, impressionou os jurados. Esta é a segunda vez que seu projeto é premiado.

“Na primeira vez, em 2018, eu escrevi apenas uma ideia que, claro, queria tirar do papel, mas já foi uma surpresa vencer. Imagina agora!”, conta ela com alegria. Além dela, outros 09 projetos de várias partes do país também foram selecionados pelo Instituto Avon. Em 2022, o projeto continua sendo realizado, pois combater a violência ainda é necessário. “Eu espero chegar o dia que não vamos precisar de projetos como este. Mas, enquanto tivermos mulheres precisando de ajuda, preciso de espaço para colocar suas dores, vamos continuar lutando”, ressaltou a professora.

Além de ter seu projeto vencedor, Soraia foi indicada a concorrer em outra premiação. Por causa de sua atuação em prol do combate a violência contra a mulher, ela foi selecionada para concorrer ao Prêmio Inspiradoras uma parceria do Instituto Avon com o UOL/Universa que reconhece o trabalho de brasileiras em diversas áreas de atuação. São várias categorias e as pessoas podem votar para ajudar as concorrentes. “Esta foi uma surpresa ainda maior e estou até agora sem acreditar. Mulheres incríveis estão concorrendo em diversas categorias e eu sou uma delas. Quando me ligaram avisando que eu havia sido selecionada, nem acreditei. Afinal, meu trabalho é desses mais silenciosos porque falar sobre violência nem sempre aumenta o número de seguidores”, afirmou ela.

Soraia tem razão quando fala das mulheres incríveis. Uma das concorrentes, na categoria influenciadoras, é simplesmente Natália Pasternak, cientista brasileira, referência na divulgação de informações durante a Pandemia. Ao todo são 7 categorias que podem ser votadas: Influenciadoras, Inovação (em relação ao câncer de mama), Informação para a vida, Igualdade e autonomia, Acesso à justiça, Conscientização e acolhimento, e representantes Avon. O voto do público tem peso um e se juntará aos votos dos 9 jurados que já foram divulgados pelo UOL/Universa.

Eu combato a violência. E você?

Com um título provocativo, Soraia explica que, o projeto “Eu combato a violência. E você?” saiu do papel em 2019, sendo contemplado com o edital interno da universidade como projeto de extensão. “Ele é desenvolvido em Ituiutaba, onde fica localizado o campus da Universidade Federal de Uberlândia. A UFU abre edital interno e oferece bolsa para os estudantes e acesso a materiais. Meu projeto foi contemplado e começamos a desenvolve-lo ainda em 2019”.

O projeto consistia em passar filmes com a temática violência, seguido de debates, além de ministrar cursos e palestras. “Os debates sempre traziam surpresas, porque as mulheres abriam o coração ao se identificarem com aquelas histórias”, afirmou.

Em 2020 e 2021, por causa da pandemia, o projeto precisou ser reestruturado. Assim, Soraia e suas alunas bolsistas e colaboradoras passaram a atuar de forma virtual. Mantiveram uma página no Instagram para divulgação de informações sobre o combate a violência e fizeram alguns encontros e palestras de forma online. “O objetivo era cumprir as obrigações do projeto e levar o maior número de informações possíveis sobre o combate a violência ao maior número de pessoas”.

Nestes encontros, foram discutidos temas como violência obstétrica, violência dentro da universidade, mães narcisistas, violência contra a mulher, entre outras. “Além dos encontros, fui convidada de outras colegas para também falar sobre combate a violência. E durante a pandemia, isso foi importantíssimo”, afirmou.

Em 2022, Soraia já fez diversas palestras. A última, em agosto, por ocasião do Agosto Lilás, reuniu mais de 200 pessoas. “Nesta palestra, chamei a atenção dos homens também, por que eles também precisam entrar nesta luta para, enfim, dar um basta na violência”.

Quem é Soraia Veloso?

Soraia Veloso Cintra é formada em Serviço Social pela Unesp/Franca com doutorado e pós-doutorado na mesma Universidade. É escritora, autora do livro “A mulher que não existe e outras histórias” e do e-book “Os desafios da gestão feminina no setor calçadista de Franca (SP) sob o olhar do Serviço Social”, resultado de sua tese. É colaboradora do Folha de Franca, tendo vasta experiência no jornalismo francano.

Desde 2010, é professora da Universidade Federal de Uberlândia no curso de Serviço Social. É presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Ituiutaba. Casada há 30 anos com Carlos César e mãe do Carlos (17) e do Marco (15).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo