Prefeitura suspende vacinação de grávidas após orientação da Anvisa
A Secretaria de Saúde de Franca suspendeu a vacinação de grávidas com comorbidades após recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A imunização com doses da AstraZeneca/Fiocruz já foi suspensa desde esta terça-feira, 11, dia em que começaria a vacinação deste público alvo na cidade. No total, Franca recebeu 730 doses que seriam destinadas para as gestantes e também puérperas. Neste segundo caso a imunização está mantida normalmente.
A recomendação da Anvisa foi realizada na noite de ontem, 10, e considera o fato da não constar na bula da vacinação a indicação para grávidas. “O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.
Com isso, poderão ser aplicadas nas grávidas doses da CoronaVac ou a vacina da Pfizer. Todas as 730 doses recebidas por Franca são da AstraZeneca/Fiocruz. Em nota, a Prefeitura informou que suspendeu a aplicação das doses que estava prevista para hoje e que “considerando que a única vacina disponível, atualmente, para a primeira dose é a AstraZeneca/Fio Cruz, o município aguarda novas orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado”.
Também em nota, o Governo do Estado de São Paulo decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades em todo o Estado, em virtude do comunicado da Anvisa. “Novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do PNI (Programa de Imunização) do Ministério da Saúde e da Anvisa.”
As vacinas para gestantes seriam aplicadas em três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) a partir desta terça-feira, 11, até às 13 horas. Com a suspensão, a imunização segue apenas para as puérperas, mães até 45 dias após o parto, com idade entre 18 e 59 anos.