Local

Prefeitura faz ação em escolas e creches neste dia 20 para tranquilizar comunidade escolar após onda de ataques e boatos

A Prefeitura de Franca realiza neste dia 20 de abril uma ação simbólica em toda a rede de escolas e creches municipais para dissipar de vez a desconfiança e medo de pais, alunos e toda a comunidade escolar e acadêmica da cidade após ataques às escolas e a onda de boatos e ameaças em redes sociais e de comunicação.

Intitulada de Dia D de Cultura e Paz, o evento programado pela Secretaria de Educação de Franca, levará às unidades escolares nesta quinta-feira, 20, palestras, rodas de conversa, indicações de leitores, entregas de flores para professores, além de realizar a troca de atos de gentileza durante todo o dia.

Durante toda a semana, pais de alunos receberam orientações sobre como contribuírem com a segurança das crianças, verificando mochilas e bolsas para sempre identificarem o que os filhos levam para as escolas. Também foi reforçada a importância do uso do uniforme, além do diálogo para evitar que a violência chegue às unidades.

De acordo com a secretária de Educação do município, Márcia Gatti, as ações contarão com o envolvimento e colaboração de toda a comunidade escolar. “Escola é lugar de acolhimento, alegria e paz. Pedimos que os pais e responsáveis enviem os estudantes para as escolas. Não dá para abrir mão da educação das crianças e adolescentes, que já foi prejudicada em razão da pandemia”, disse. 

Além dessa ação, entre os dias 25 e 28 de abril, as escolas e creches desenvolverão tarefas diárias com foco em orientação para o respeito ao próximo.

A Secretaria de Educação também informou que diretores e líderes escolares também receberam treinamento e orientações sobre como proceder em casos de registro de ocorrências dentro do ambiente escolar, e alinhou ações para garantir um ambiente seguro nas unidades.

Além disso, a prefeitura afirmou que já foram instalados vídeos porteiros em todas as escolas e creches municipais, além de haver, agora, um novo protocolo de entrada e saída dos alunos.

Nos próximos dias, será aberta a licitação para a contratação de empresa especializada, que destinará um agente treinado para o controle de portaria em todas as escolas municipais. As medidas aconteceram após uma reunião do prefeito Alexandre Ferreira com as secretarias de Educação e Segurança, Polícias Militar e Civil e Diretoria Regional de Ensino, na semana passada.

Dia 20

A escolha do dia 20 de abril para marcar as ações contra a violência nas escolas tem uma razão simbólica para acontecer. De acordo com a maioria dos registros de ameaças e boatos nas redes sociais e de aplicativos de mensagens como Whatsapp e Telegram, este seria “o dia do ataque”, segundo mensagens.

As ameaças, que estão sendo monitoradas e investigadas pelos setores de inteligência das Polícias Civil, Militar e Federal, deixaram muitos pais de estudantes, diretores e professores amedrontados. “A gente está em pânico. Em cada grupo que entro tem alguma mensagem dando conta de ameaças nesse dia”, disse uma leitora que enviou mensagens à redação da Folha de Franca procurando respostas. Ela preferiu não ser identificada.

De acordo a prefeitura, as Polícias Civil e Militar estão empenhadas em investigar a origem das mensagens e identificar quem está propagando e disseminando pânico na população a fim de puní-los e prendê-los.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo