Prefeito anuncia volta das aulas presenciais nas escolas e creches municipais
O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) anunciou na tarde desta quinta-feira, 1º de julho, a previsão para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Ensino de Franca. Os dias anunciados dependerão dos dados epidemiológicos da covid-19. Inicialmente, as atividades presenciais nas creches deverão ser retomadas já no dia 27 de julho. Já no caso das escolas municipais as aulas estão previstas para retornar no dia 02 de agosto. “Nós temos uma previsão de retomada das aulas, é claro que isso dependerá da condição epidemiológica. Se continuar na mesma linha que estamos hoje, a gente abre 100% em agosto. Se não vamos ajustando de acordo com as necessidades”, explicou o prefeito.
A partir da próxima semana, os pais e responsáveis dos alunos que frequentam a rede municipal serão comunicados sobre o retorno presencial, a partir do dia 2 de agosto, com capacidade parcial, seguindo os protocolos sanitários e a imunização dos profissionais da Educação.
A partir desta data até o dia 06 de agosto, serão realizadas atividades nos sistemas remoto e híbrido, com atividades on-line e presencial, com capacidade parcial, de acordo com a situação epidemiológica no período.
O cronograma de retomada das aulas prevê ainda reforço para os alunos que tiveram menos engajamento durante a pandemia. A expectativa é que as aulas sejam retomadas para todos os alunos, presenciais e remotas, a partir de setembro quando a maioria dos profissionais de educação deverão estar imunizados contra a covid-19.
CRECHES
Durante o pronunciamento, o prefeito anunciou ainda o investimento em melhorias e ampliação em oito creches municipais. Com estes valores, a previsão é abrir cerca de 400 vagas para crianças com idade entre 6 meses e 4 anos.
De acordo com o prefeito, o investimento em ampliações tem um custo benefício maior já que para uma nova creche seria necessário, em média, um gasto de R$ 3 milhões e só seriam abertas 140 vagas.
As creches que receberão as reformas estão localizadas nos bairros Jardins Luíza 1 e 2, Peres Elias, Pulicano, Polo Clube, Primo Meneghetti, Palmeiras e Jardim Tropical 2. As creches foram definidas pela Secretaria de Educação, em virtude da demanda de alunos nas regiões e pelas áreas comportarem a ampliação.