Local

Prefeito anuncia abertura de 5 novas ‘Residências Terapêuticas’ para pacientes psiquiátricos

O prefeito Alexandre Ferreira assinou nesta quinta-feira, 19, o projeto de lei, protocolado na Câmara Municipal, para a implantação de 5 novas Residências Terapêuticas na cidade. A proposta prevê a autorização do Legislativo para a celebração de convênio com entidades sem fins lucrativos para a realização dos serviços de atenção às pessoas com distúrbios mentais.

Ao todo, serão investidos nesta nova etapa mais de R$ 2,5 milhões anualmente para a manutenção das unidades, que terão capacidade para atender até 50 pessoas, sendo 10 pacientes em cada residência. Atualmente, a cidade já conta com 5 Residências Terapêuticas, que acolhem até 50 pessoas, cuja gestão é feita em parceria com a Fundação Judas Iscariotes. 

De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira (MDB), em 2019 os custos destas unidades foram pagos pelo Governo do Estado. Posteriormente, os atendimentos deveriam ser custeados pelo Governo Federal, porém, desde então a Prefeitura vem arcando sozinha com estes atendimentos que representam cerca de R$ 2,5 milhões por ano. Segundo o prefeito, para esta nova etapa dos serviços, que serão duplicados, o Governo do Estado destinou R$ 100 mil para a implantação das unidades.

Ferreira ressaltou que o município passa a cumprir 100% das diretrizes do Ministério da Saúde sobre o atendimento em hospitais de psquiatria, possibilitando a desinstitucionalização dos pacientes “moradores” do Hospital Allan Kardec, que já tiveram alta médica há mais de 2 anos ou que perderam vínculo familiar. “Com essa proposta, vamos dobrar a oferta de vagas nas Residências Terapêuticas, oferecendo uma condição melhor a essas pessoas, possibilitando a reinserção delas na sociedade”, disse o prefeito. 

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo