Obras do NGA em andamento
As obras do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), no Jardim Botânico, Região Sul da cidade, estão em andamento, em uma área com mais de oito mil metros quadrados, localizada no cruzamento da avenida Magnólia Pereira Alves com a rua Ginez Garcia Garcia, com as paredes nas extremidades e internas em fase de receber as vigas de sustentação da primeira laje. O bloco de número três, destinado a Farmácia é o que está mais adiantado, coberto com estrutura metálica e pronto para receber os serviços de acabamento.
O local conta com os reservatórios elevados metálicos para água potável, com capacidade cada um para 40 mil litros instalados. Estão sendo executadas as instalações subterrâneas, com a rede de galerias para a captação e destinação das águas pluviais, além das estruturas envolvendo a tubulação da rede de energia elétrica, água e esgoto.
Para quem observa a evolução gradativa dos serviços, nos demais blocos, os trabalhos estão com a alvenaria em fase adiantada e todo requadramento delineado para o recebimento das esquadrias, portas e janelas. Com esta nova unidade, o objetivo é ampliar o acolhimento de milhares de usuários que, diariamente, buscam atendimento nas instalações atuais situadas no bairro Santa Eugênia, margeando com a avenida Hélio Palermo.
A Secretaria de Infraestrutura, responsável pelo acompanhamento das obras, ressalta que o novo prédio contempla todas as normas de acessibilidade, com rampas específicas e proteção com cobertura. A redistribuição geral dos espaços contempla concepções modernas, amplos espaços para circulação dos usuários, que serão dotados de iluminação e aberturas para ventilação natural.
O novo NGA é uma estrutura de assistência médica de especialidades, que faz parte de um conjunto de obras nesta área, das quais a Prefeitura destaca três Unidades Básicas de Saúde já concluídas e entregues à população. Estão nos bairros Paraty, Paineiras/São Domingos e no City Petrópolis. Uma quarta está com a licitação em fase final e será feita no Jardim Palma, Região Leste.
Investimentos
O investimento que está sendo feito nas obras do novo NGA é da ordem R$ 40 milhões, do próprio orçamento municipal e uma parte dos recursos destinados, através de emendas impositivas da Câmara Municipal, com previsão de conclusão para dois anos.
O novo prédio abrigará Farmácia, Ambulatório, SAE (Serviço de Atendimento Especializado), Geriatria, Saúde Auditiva, CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), AGAR (Ambulatório de Gestação de Alto Risco) e Ostomia/Oxigenoterapia e Saúde Mental, contando com 48 salas e 35 consultórios para atendimento.