Mesmo após medidas mais restritivas, isolamento em Franca fica em 38%
Na primeira semana de medidas mais restritivas em Franca nem todos colocaram em prática as orientações contra aglomerações. O último índice divulgado pelo Sistema de Monitoramento do Estado, referente a quinta-feira, 25, aponta que Franca atingiu apenas 38% de isolamento social. A taxa é uma das mais baixas de todo o Estado de São Paulo.
Um exemplo disse é o que aconteceu ao longo dos últimos dias na Praça Barão, no Centro da cidade. Idosos, jovens e até crianças se aglomeravam nos bancos de madeira espalhados por ali. Muitos deles sem máscara e sem o menor distanciamento entre eles.
Entre os que ocupavam os bancos da praça nessa sexta-feira estava o sapateiro aposentado Pedro Martins, 65, morador do Jardim Tropical. “Eu precisava ir ao banco e aproveitei para passar aqui, dar uma paradinha e conversar com uns amigos”, disse. “Já estamos com um ano de pandemia. Cansa ficar em casa e às vezes eu saio para dar uma volta com meus amigos, como hoje”, disse o adolescente Gabriel Santos, 16 anos, que mora no Leporace.
No último decreto publicado com medidas mais restritivas publicado o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) proibiu até mesmo os jogos de tabuleiros e cartas nas praças.
A Vigilância Sanitária informou que até a manhã de ontem, 26, a equipe de Fiscalização emitiu 15 autos de infração, entre festas clandestinas, academias e comércios, que descumpriram as medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19 do decreto municipal. Neste período também foram feitas mais de 80 orientações. As denúncias e reclamações sobre o descumprimento das medidas restritivas podem ser registradas pelo Covizap (16) 99917-2802.