Local

Joelma Ospedal, editora do ‘Portal Notícias de Franca’, ganha prêmio nacional de jornalismo

A jornalista Joelma Ospedal, editora do portal Notícias de Franca, foi uma das vencedoras do Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025, anunciado nesta segunda-feira (3). A distinção nacional reconhece reportagens que abordaram o tema “Longevidade e equilíbrio: construindo um futuro financeiro, mental e emocional sustentável”, com foco na população acima dos 50 anos.

Promovido pelo Banco Mercantil — instituição que se posiciona como referência no atendimento ao público 50+ — o prêmio recebeu trabalhos de diversas regiões do Brasil, valorizando o jornalismo profissional comprometido com a pluralidade, a verdade e o aprofundamento de temas sociais relevantes.

A reportagem de Joelma conquistou o segundo lugar nacional na categoria “Interior: Mídia Impressa e Mídia Online”, destacando-se pela abordagem sensível, original e informativa sobre os desafios e as potencialidades da longevidade ativa, explorando estratégias de autonomia financeira, bem-estar emocional e protagonismo social entre os brasileiros maduros. A matéria tem como personagem central a psicóloga e multiartista Vanessa Maranha, uma mulher que, aos 53 anos, simboliza a força da reinvenção e mostra que envelhecer pode ser um ato de coragem, liberdade e criação. A premiação, sem dúvida, reforça o papel do jornalismo regional na construção de narrativas que dialogam com o país e com seu tempo.

Emoção

Com trajetória consolidada na imprensa do interior paulista, Joelma Ospedal tem se dedicado à cobertura de temas que impactam diretamente a vida das pessoas, sempre com apuração rigorosa e olhar humanizado. A conquista no Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025 é mais um marco em sua carreira — e uma celebração da relevância do jornalismo feito com profundidade, ética e compromisso público.

“Ganhar esse prêmio é uma alegria imensa!! É também um marco na minha trajetória. O tema do Prêmio Mercantil de Jornalismo deste ano reforça o quanto é importante falar sobre o público 50+, que de invisível não tem nada — é uma geração cheia de força, histórias e vontade de viver bem. E poder fazer isso contando a história da Vanessa Maranha foi um presente. Ela inspira com sua coragem de se reinventar, de unir arte, trabalho e propósito. Tenho certeza de que ela representa muitas mulheres que seguem firmes, se reinventando sempre”, disse Joelma, visivelmente emocionada com a conquista.

“Essa é, sem dúvida, uma vitória maiúscula! A Joelma é jornalista por excelência, e ver esse reconhecimento me enche de alegria. Joelma, parabéns por tudo o que você representa para a classe, para a comunicação séria, inspirada e qualificada. Que Deus a abençoe grandemente! E que venham muitas outras conquistas pela frente”, disse o diretor do portal, dr. Théo Maia.

O editor do Notícias de Franca, Alessandro Macedo, também celebrou a conquista, destacando o impacto do trabalho da jornalista e a missão do portal: “Esse reconhecimento mostra que vale a pena fazer jornalismo com verdade, sensibilidade e alma — valores que a Joelma faz questão de incorporar em cada projeto e que definem o espírito do nosso portal Notícias de Franca”, afirmou.

Sobre o prêmio

O Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025 destacou-se como uma celebração nacional do jornalismo voltado à longevidade e bem-estar da população 50+. Em sua terceira edição, o prêmio registrou um aumento de 300% no número de inscrições esse ano e teve como tema “Longevidade e equilíbrio — construindo um futuro financeiro, mental e emocional sustentável”, incentivando reportagens que promovem reflexão e soluções para uma vida longa e ativa.

Organizado pelo Banco Mercantil, o prêmio distribuiu R$ 80 mil entre quatro categorias — Mídia Impressa, Mídia Online, Mídia Eletrônica e Mídia Audiovisual — com subdivisões por região. Entre os vencedores, destacaram-se reportagens que abordaram temas como educação na terceira idade, transição de carreira após os 50 anos e estratégias para enfrentar o alto custo do envelhecimento.

Leia a reportagem assinada por Joelma Ospedal, segundo lugar no Prêmio Nacional Mercantil: Da geração invisível ao protagonismo: aos 53 ela se reinventa e mostra que envelhecer com saúde e sem dívidas é possível

Vencedores do Prêmio Mercantil de Jornalismo

Além de Joelma, também receberam o reconhecimento do Prêmio Mercantil de Jornalismo :  

Na categoria Mídia Eletrônica – Podcast, Rádio e Vídeo, o primeiro lugar foi de Mônica Pretto, do Fantástico (TV Globo). O segundo lugar ficou com Tatiana Lagôa e Cinthya Oliveira, de O Tempo (Minas Gerais), e o terceiro com Fabiana Genestra, da RPCTV (TV Globo – Paraná). 

Em Capitais e Regiões Metropolitanas – Mídia Online, o primeiro lugar foi para Paloma Vargas, do Diário do Nordeste (Ceará); o segundo para Laura Couto Lopes, do 98 News (Minas Gerais); e o terceiro para Thatiany do Nascimento, também do Diário do Nordeste. 

Na categoria Mídia Impressa – Capitais e Regiões Metropolitanas, a vencedora foi Fernanda Polo, do Zero Hora (Rio Grande do Sul). O segundo lugar ficou com Leticia Lopes Oliveira, de O Globo (Rio de Janeiro), e o terceiro com Samuel Eli, de O Povo (Ceará). 

Em Interior e demais localidades – Mídia Impressa e Online, o primeiro lugar foi de Dione Alves, do Araraquara News (São Paulo); o segundo de Joelma Ospedal, do Portal de Notícias de Franca (São Paulo); e o terceiro de Ana Carolina Behenck, do Tubarão Digital (Santa Catarina). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo