Local

IMA tem 5 dias para apresentar o que será preciso para receber pacientes com covid

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB), acompanhado de um grupo de vereadores, além do secretário de Saúde, Lucas Souza, e a diretora do DRS VIII (Departamento Regional de Saúde), Lucy Lene Joazeiro, visitou o Hospital da Caridade na tarde dessa segunda-feira, 31. A visita das autoridades, que aconteceu depois de uma troca de farpas entre o chefe do Executivo e a diretoria do IMA (Instituto de Medicina do Além) no último fim de semana, teve como objetivo agilizar a liberação do espaço para o atendimento de pacientes com covid-19.

Em vídeo divulgado em suas redes sociais no fim de semana, o prefeito Alexandre Ferreira havia descartado usar as estruturas do Hospital da Caridade. Segundo ele, questões judiciais e o valor que seria necessário para que a estrutura estivesse adequada para receber os pacientes, cerca de R$ 10 milhões, inviabilizaria o projeto. Durante a reunião, os dirigentes do IMA, o médium João Berbel e seu filho Wellington Berbel, se comprometeram em realizar um levantamento, com o prazo de até cinco dias, com todos os equipamentos que faltam para que o “hospital” passe a atender pacientes com coronavírus e também um orçamento de quanto isso custaria.

O Hospital da Caridade também deve organizar toda a documentação para que seja de fato fornecido um alvará para o funcionamento do mesmo. Como o estado classifica o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) como o hospital de campanha da cidade, o Hospital da Caridade precisará de um alvará comercial. Por encontrar-se em uma zona residencial, a situação deverá ser regulamentada com a área sendo classificada como de zoneamento misto.

No encontro não foi informado quantos leitos seriam instalados no Hospital da Caridade e nem quantas vagas seriam de UTI e enfermaria. Atualmente Franca, que vive um colapso no sistema de Saúde, conta com 59 leitos de UTI/SUS, no AME e Hospital do Coração, além de leitos instalados no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. “A mudança de zona só pode ser feita por meio de projeto de lei, que está sendo elaborado pela Prefeitura e será enviado à Câmara o mais brevemente possível. Os departamentos jurídicos do IMA e da Prefeitura vão entrar em entendimento para facilitar a vida do Hospital da Caridade. A reunião foi muito boa, mostrando o papel que a Câmara Municipal tem que cumprir”, disse o vereador Gilson Pelizaro (PT), que foi responsável por intermediar a visita do prefeito até o IMA.

Também participaram da visita os vereadores Marcelo Tidy (DEM), Della Motta (Podemos), Lurdinha Granzotte (PSL), Lindsay Cardoso (Cidadania), Zezinho Cabeleireiro (PP), Kaká (PSDB) e Ronaldo Carvalho (Cidadania). O Hospital da Caridade conta, no total, com 50 leitos de apoio e 3 de semi-UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O espaço do Hospital totaliza seis mil metros quadrados de área construída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo