Guarda Civil flagra focos de incêndio no centro e descarte de lixo irregular
A Guarda Civil Municipal atuou nesta quinta-feira, 5, em duas ocorrências com impacto direto no meio ambiente e qualidade do ar na cidade. A primeira delas, envolvendo um cidadão flagrado colocando fogo em um terreno baldio, na área central. Na segunda, a GCM encontrou outra pessoa descartando irregularmente resíduos de construção numa via marginal à rodovia Cândido Portinari, no Jardim Guanabara.
Nos dois casos foram feitas autuações, conforme previsto no Código de Defesa do Meio Ambiente. Na situação de queimada, a pessoa foi detida pela autoridade policial, depois de conduzida a Central de Polícia Judiciária (CPJ). A ocorrência foi registrada em um terreno fechado com alambrados, que margeia a avenida Hélio Palermo, entre as ruas Evangelista de Lima e General Osório, no centro.
No Jardim Guanabara, após denúncia de moradores, as equipes da Guarda Civil surpreenderam o proprietário de uma caminhonete com uma carretinha acoplada, descarregando restos de materiais de construção. Além de ter que retirar o material, o infrator foi identificado, autuado e terá que prestar esclarecimentos ao Ministério Público.
Incêndio
Na última quarta-feira, em apoio ao Corpo de Bombeiros, viaturas da Guarda e Defesa Civil foram deslocadas e atuaram em incêndio de origem desconhecida, numa área rural vizinha ao Residencial Nossa Senhora das Graças, na Região Norte, proximidades do Jardim Paineiras. A partir da intervenção da corporação foi possível evitar que o fogo atingisse residências nas proximidades.
Denúncias de descarte irregular de lixo devem ser feitas para a Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033. Os casos de queimadas e incêndios devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros pelo número 193.