Local

Franca volta à Fase Vermelha nesta segunda-feira, 12

Franca volta à fase vermelha do Plano SP a partir desta segunda-feira, 12 e a medida deve valer até pelo menos o próximo domingo, 18 de abril. Entre as principais mudanças com o fim da fase emergencial está a autorização de retiradas diretamente nas lojas e restaurantes e o retorno das atividades presenciais nas escolas das redes públicas.
Nesta nova etapa do Plano SP é proibido o atendimento presencial nos estabelecimentos comerciais, mas é permitida a comercialização de produtos por meio de drive-thru, delivery ou retirada. O mesmo vale para os restaurantes, mas o consumo no local segue proibido.

Algumas regras da fase emergencial foram incorporadas à fase vermelha, entre elas o toque de recolher, que permanece das 20 às 5 horas; a obrigatoriedade do teletrabalho nas atividades administrativas e as atividades religiosas, como missas e cultos, seguem proibidas. Mas segue liberada a permissão de abertura dos templos, igrejas e similares para manifestação de fé individual.

Nos shoppings da cidade também segue proibido o atendimento presencial, mas está permitida a comercialização através da retirada de produtos no local (take-away) de modo que a circulação interna não pode superar 40% de sua capacidade total e janela do carro (drive-thru) de 5 às 20 horas.
Franca seguiu as medidas restritivas da Fase Emergencial do Plano SP entre os dias 31 de março até este domingo, 11 de abril. Antes, por nove dias, a cidade cumpriu medidas ainda mais restritivas impostas pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) para conter o avanço da covid-19.

Dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que atualiza diariamente índice de adesão ao isolamento social no Estado, mostra que mesmo nas fases mais restritivas o isolamento em Franca está abaixo do ideal. Entre os dias 31 de maço e 9 de abril o maior índice de isolamento foi registrado no último domingo, 4, quando chegou a 43%. Nos outros dias o índice de isolamento girou entre 35% e 41%.

Movimentação na região Central da cidade: nos últimos dias, mesmo na Fase Emergencial do Plano SP, isolamento foi menor que o ideal
(Foto: Carolina Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo