Festival ‘Interior em Movimento’ celebra 200 anos de Franca e sua produção cultural
Os alunos da segunda turma de Produção Cultural do Senac vão realizar um dia de atividades especiais para marcar o encerramento do curso. O evento, marcado para o dia 24 de fevereiro, vai contar com oficinas, teatro, batalha de rimas, literatura, maracatu, exposições e muito mais (confira a programação completa no final do texto)
As atividades serão desenvolvidas na Escola Estadual Prof. Michel Haber e compõem o “Festival Interior em Movimento – Celebrando 200 anos de Franca e sua produção cultural”.
A proposta nasceu do tema “Ações Culturais que Transformam a Cidade”, que foi apresentado ao grupo em uma das atividades práticas do processo formativo destes estudantes.
A partir disso, foram concebidos projetos artísticos e culturais que dialogam diretamente com a ocupação do espaço público e periférico do município, com o intuito de descentralizar o acesso à arte e provocar a integração de grupos intergeracionais.
“Nesse caminho, a Escola Prof. Michel Haber esteve em nosso horizonte desde o início, uma vez que a mesma vem fomentando arte e cultura como premissa para o desenvolvimento de suas atividades, na busca de fazer valer direitos constitucionais que deveriam estar garantidos à todo cidadão e cidadã, conforme prevê o Art. 215: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”, explicam os responsáveis pelo projeto.
A iniciativa, explicam os agentes culturais, busca valorizar a produção local, envolver a comunidade na produção do evento, realizar ações formativas geradas pela própria comunidade, favorecer a inclusão, diversidade e acesso a diferentes expressões artísticas, buscando criar um final de semana com muita arte e bem-estar através de música, exposições, poesia, oficinas de artesanato, de ervas, contações de histórias e muito mais.
O evento é direcionado ao alunado, comunidade do bairro Paulistano e seus arredores, mas é aberto a toda a população da cidade. “A proposta é criar um ambiente inclusivo, vibrante e participativo, promovendo a conexão entre as pessoas e fortalecendo o senso de pertencimento à comunidade. Desejamos alcançar um diálogo e aguardamos uma devolutiva”.
Programação
09h – 09h30 Cortejo – Coletivo Rosa da Mata e Grupo Canto de Flor
09h -19hCultura Do Trançado, Etnomatemática – Tecnologia Ancestral das Tranças – Exposição de Fotos e Documentário Sobre A Cultura das Tranças – Flávia Mildres
09HExposição – Nara Cachos
09h30 – 10h Intervenção com movimentos minimalistas – Michele Souza
10h – 12h Gol de letra e Declamação de Poesia – Biblioteca Itinerante em Automóvel – Luís Eduardo Faleiros, Flávia Mildres e Eveline Souza
10h – 10h30 Oficina de Boneca Abayomi- Eveline Souza -inscrições via link https://forms.gle/F1RexJ5Z5qEGBGVy5
10h – 11h Biojoia – Rebeca Amorim -inscrições via link https://forms.gle/F1RexJ5Z5qEGBGVy5
10h – 11h Oficina de teatro para Iniciantes – Stella Lima -inscrições via link https://forms.gle/F1RexJ5Z5qEGBGVy5
11h – 12h Fantoche – Tânia de Paula -inscrições via link https://forms.gle/F1RexJ5Z5qEGBGVy5
11h – 12h30 Mandala – Well Medrado -inscrições via link https://forms.gle/F1RexJ5Z5qEGBGVy5
13h – 17h Ervas Medicinais – Elisangela Rego
14h – 15h Cena Curta + Bate-papo – Gabriella Carvalho
15h – 16h Palestra Informativa Sobre Terapias Energéticas – Maria Cláudia Azevedo
17h – 19h Batalha de Rima Leal – Vera Lemes, Renato Lima e Kauan Rezende- Inscrições no local
A Escola Estadual – PEI – Michel Haber fica na Rua João dos Santos Ferreira, 561
Link para inscrições gratuitas. https://forms.gle/F1RexJ5Z5qEGBGVy5. Instagram: @produtorcultural1