Escritoras de Franca se reúnem para foto histórica nesse domingo
Inspiradas por uma ação que será realizada em São Paulo, nesse domingo, por participantes da Feira do Livro, escritoras de Franca vão se reunir hoje para uma foto histórica. Será uma recriação da fotografia de 1958 que ficou conhecida com “Um grande dia no Harlem”.
Em Franca, as escritoras vão se encontrar em frente à Casa do Artista Francano Abdias do Nascimento, às 11h, desse dia 12 para posarem para a foto.
“Por conta dessa movimentação de São Paulo, outras cidades resolveram fazer a foto e entramos nessa onda, também. Um dos objetivos é dar visibilidade para a mulher que produz literatura”, disse Soraia Veloso, escritora e professora universitária.
A foto que será recriada em São Paulo, Franca e em várias outras cidades, remete àquela que foi feita reunindo um grupo de músicos de jazz, quase todos homens.
Da ação de São Paulo, reproduzida por Franca, podem participar da foto todas as mulheres que tenham publicado algum livro no Brasil, incluindo e-books digitais.
A foto original feita por músicos, a maioria negros, foi tirada na chamada era de ouro do Jazz, em Nova Iorque, quando o ritmo se firmou como resistência ao racismo. As idealizadoras da ação com mulheres entender que o Brasil vive um momento parecido hoje em dia, vivendo o que poderia se chamar de período dourado, uma vez que nunca foram publicadas, lidas, ouvidas e discutidas tantas mulheres brasileiras.
A Casa do Artista Francano fica na rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516, no Centro.