Local

Centro de Referência para cuidados com o autismo começa a operar em outubro

O prefeito Alexandre Ferreira assinou na manhã desta quarta-feira, 10, o contrato para o funcionamento do Centro de Referência do Autismo em Franca. A entidade responsável, contemplada através de Chamamento Público, foi a Fundação Allan Kardec, e as atividades terão início no próximo mês.

      A assinatura, feita no Gabinete do Prefeito, contou com a presença da secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, e o vice-presidente da instituição, Fernando Américo Palermo Falleiros.

      O Centro de Referência do Autismo tem como objetivo oferecer atendimento especializado e multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo o desenvolvimento da comunicação, autonomia, independência e inclusão social, em consonância com os princípios de universalidade e equidade do SUS (Sistema Único de Saúde).

      Serão 1.400 atendimentos mensais, de segunda a sexta-feira, sendo 8 horas diárias, na sede da entidade (rua José Marques Garcia, 675, Cidade Nova). O público a ser atendido será encaminhado pela Secretaria de Saúde, mediante protocolo específico. “Este centro proporcionará resultados positivos tanto para a criança quanto para a família, porque é um atendimento integralizado, ou seja, todas as áreas oferecendo tratamentos e soluções”, ressaltou o prefeito.

      Para oferecer os serviços, a Fundação Allan Kardec já iniciou o processo de contratação de profissionais nas áreas de terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, recepção, portaria, medicina, assistência social, atendimentos terapêuticos individuais e grupais, integração sensorial, reabilitação, orientação aos familiares, dentre outros. Para participar do processo seletivo, é necessário enviar, até o dia 15 de setembro, currículo para o e-mail [email protected]. No assunto, é necessário escrever como referência “CRA-2025”.

Outras ações

      Além do Centro de Referência do Autismo, a Prefeitura de Franca segue com investimentos voltados à área da saúde mental e tratamento. Mediante Chamamento Público, serão contratados mais de 400 profissionais que atuarão como educadores de apoio pedagógico e professores intérpretes de Libras, como forma de reforçar o atendimento a alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino.

      Há, ainda, em construção, o CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), que será ao lado do novo NGA, no Jardim Botânico. A unidade oferecerá tratamento e atendimento para crianças e adolescentes com transtornos ou em sofrimento psíquico. “Com todos os serviços, vamos melhorando, a cada dia, o atendimento para nossas crianças na cidade”, destacou Alexandre Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo