Por Rosana Portela
Na hora de cuidar dos pets, os tutores devem estar atentos a diversos sinais de surgimento de doenças e principalmente à vacinação dos bichinhos. Portanto, você sabe o que é cinomose? A doença pode ser muito grave para a saúde do animal.
A doença já poderia ter sido erradicada no Brasil, se o poder público colocasse em prioridade a vida dos animais oferecendo a vacina contra a doença gratuita em campanhas como a da raiva. Na cidade de Franca no ano de 2021 tivemos muitos casos da doença e não queremos que isso aconteça em 2022 , então vamos evitar o surto da Cinomose. Para ajudar a elucidar a população a respeito do problema e saber quais são os principais sintomas que podem surgir, os tipos de tratamento existentes e como proteger seu cãozinho da doença, elaborei o material abaixo. Confira!
O que é a Cinomose ?
A Cinomose é uma doença infecciosa, que mata mais cães no mundo, é transmitida pelas secreções, contato ou mesmo por meio das vias aéreas ,quando se respira o ar contaminado ou por objetos contaminado por outro pet infectado ( o portador da cinomose ) , é uma doença terrível e fácil de transmissão principalmente em filhotes.
Como pode ser ser evitada a cinomose?
Seguindo os protocolos da vacinação com a Vacina V8 ou V 10 , anualmente. A Vacina é muito importante para seu Pet. Para a proteção, deve ser aplicada anualmente quando adulto e em filhotes deve se aplicar as 3 doses iniciais da Vacina V10, iniciando com 45 dias de vida,
Dessa forma, seu animalzinho estará protegido dessa doença, que mata 85% dos animais, ela é muito contagiante . Na maioria dos casos , a CINOMOSE pode ser fatal , ou poderá deixar seu cãozinho com sequelas gravíssimas neurológicas e ou paralisia , a chance de sobrevivência no entanto é muito baixa : a aproximadamente 15 % de chances.
Por quanto tempo o vírus da cinomose fica no ambiente?
Quem já teve um animal com cinomose deve tomar o maior cuidado se tiver outros animais ou se pensar em adquirir um novo cão. O vírus é altamente resistente e costuma se dar muito bem em ambientes frios e secos. Já em lugares arejados, com bastante luz e que sejam desinfetados com frequência ele deve durar, em média, três meses na área após a saída do portador.
Como eliminar o vírus da cinomose !
Existem três produtos que você pode usar para desinfetar o quintal ou locais infectado com o vírus da cinomose, todos são encontrados em pet shops:
- Fenol
- Solvente lipídico
- Amônia quaternária
Lavar roupas e sapatos da pessoa que esta cuidando do animal, isso é muito importante para o vírus não se espalhar.
Quais os sintomas de cinomose?
Os sintomas mais comuns são:
- Corrimento nasal e ocular;
- Perda de apetite;
- Tosse
Mas é essencial saber que existem quatro quadros:
- respiratório – em que o animal possui sinais como tosse seca, pneumonia, dificuldade respiratória;
- gastrintestinal – em que o animal passa a sentir desconfortos como diarreia, vômitos e dor abdominal;
- neurológica – fase em que o pet pode apresentar convulsões, paralisia e andar em círculos;
- cutânea – em que o cão apresenta problemas na pele como pústulas no abdômen e hiperqueratose dos coxins e nasal.
Para a prevenção da Cinomose, a vacina!
PREVENÇÃO: A vacinação é o único método reconhecido para a prevenção da doença.
É necessário reforçar que essa é a única e melhor maneira de evitar que os casos da doença aumentem, após infectar um animal, não há um tratamento específico.
Para que fique mais claro: se tem cachorro morrendo ou sofrendo com essa doença é por não ter sido vacinado. Estamos falando de uma média de R$ 150,00 (3 doses) em vacina, para evitar gastar muito mais com o tratamento, sem falar no sofrimento do animal.
A informação nunca é demais, para garantir a saúde e bem-estar do seu peludo, pois é responsabilidade do tutor priorizar a saúde e qualidade de vida dos animais . Leve seu pet a uma avaliação com seu médico veterinário de confiança ou peça ajuda para maios informações a uma protetora da sua cidade.
Rosana Portela é fundadora do 'Projeto adoção adotar é amar' e é defensora dos animais e meio ambiente. É formada em Administração de Empresas e empresária do segmento de Iluminação em Led e energia sustentável.