Tênis rasga e atleta de Franca desiste no meio da corrida
O atleta Edson Bezerra de Medeiros, de 33 anos, natural do Maranhão, vive em Franca há mais de 5 anos e já se considera francano. Ao longo desse período, ele luta para conseguir realizar um sonho: se tornar corredor de maratonas. E para tal, participa de várias corridas. Na semana passada ele participou de uma prova de resistência realizada em Itupeva. Ele conseguiu correr por incríveis 11 horas seguidas, mas precisou desistir da disputa porque seu tênis rasgou.
Sem patrocínio, Edson, que trabalha numa madeireira, tem dificuldades para adquirir tênis adequados para suas corridas, assim como também não realiza suplementação alimentar ideal, nem mesmo o treinamento correto. “Não dá para eu pagar por essas coisas, porque preciso, também, mandar dinheiro pra minha mãe, que ficou no Norte. O pouco que consigo juntar, guardo para pagar inscrição das provas e alguma viagem, quando a corrida é fora”, disse ele.
Por conta dessa dificuldade, Edson não compete em pé de igualdade com outros atletas. Na corrida de Itupeva, por exemplo, esteve lado a lado com atletas que têm treinamento profissional e mais respaldo para se dedicar ao esporte. “Essa corrida exige muito. Você tem que correr por horas a fio e até virar a noite. Só pode parar por alguns minutos, a cada hora, para tomar uma água. O vencedor dessa disputa correu por 24 horas”, disse. E Edson, em que pese não ter as condições ideais para disputar, conseguiu se destacar correndo por 11 horas. “Comecei às 8h da manhã e fui até 19h. Mas quando rasgou o tênis, meu pé começou a doer muito e não tive como continuar. Se não fosse isso, eu teria conseguido um resultado melhor. Talvez eu não vencesse, mas conseguiria correr por mais algumas horas, com certeza”, disse o atleta, que percorreu 77 quilômetros (!) da chamada ultramaratona.
Agora Edson tem novo desafio pela frente. Ele já começou a treinar para corrida da Alta Mogiana, que será realizada em outubro. “Alguns profissionais vão me ajudar nessa empreitada com treino e cuidados com os pés. O que é muito importante”, disse ele, que fez parceria com a @equipegentilegoulart e com a @podologia_beth_reis .
Se você se interessou pela história de Edson e gostaria de colaborar, fale com a gente! A Folha de Franca terá prazer em divulgar a marca e as redes sociais de outras empresas e profissionais que apostem no esporte. Vem com a gente!