Colunas

Dezembro Vermelho: prevenção é chave para reverter aumento de casos de HIV, com maior concentração entre jovens

Para colaborar com o movimento, laboratórios do Sabin em Franca oferecem pacotes com descontos especiais para exames de diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite
O Brasil registrou mais de 40 mil novos casos de HIV em 2022, com alarmante concentração entre jovens de 15 a 24 anos, segundo dados recentes do Ministério da Saúde. Esse aumento reflete a necessidade de medidas eficazes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Atualmente, mais de 1 milhão de pessoas vivem com HIV no país e, a cada 15 minutos, uma pessoa é diagnosticada com o vírus. Wilson Cunha Júnior consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, destaca que o uso correto e consistente de preservativos continua sendo a forma mais eficaz de prevenção para reduzir a disseminação do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“O uso de preservativos, a realização de testes regulares e a vacinação contra o HPV são essenciais para proteger a saúde. Muitas ISTs, incluindo o HIV, podem não apresentar sintomas evidentes, o que torna a testagem periódica fundamental para o diagnóstico precoce. Além disso, o uso consistente do preservativo, aliado a medicamentos profiláticos como a PrEP (profilaxia pré-exposição), continua sendo uma das formas mais eficazes de evitar a transmissão do HIV”, reforça Cunha.

Confira dicas práticas para se prevenir das ISTs:
Preservativos: o uso correto e consistente do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais, seja oral, anal ou vaginal, é uma das formas mais eficazes de proteção.
Testagem regular: realizar testes regularmente para ISTs, sobretudo após relações sexuais desprotegidas, exposição de risco ou múltiplos parceiros.
Imunização: vacinar contra aquelas ISTs disponíveis, como HPV e hepatite B, é considerada outra medida relevante de prevenção.
Educação: compartilhar informações sobre contágio, risco, atendimento em saúde e ações preventivas ajuda na conscientização e proteção de todos.
Tratamento: tratamento adequado e imediato das ISTs para evitar complicações e transmissão a outras pessoas.

Exames para detecção de ISTs
O primeiro passo para o diagnóstico é o exame clínico realizado pelo médico, no qual são avaliados os sinais físicos, os sintomas e o histórico do paciente. Exames complementares são necessários para chegar a um diagnóstico conclusivo, compreendendo exames laboratoriais dependentes por meio de amostras de sangue, urina, secreções ou biópsias. Com o avanço da tecnologia, sobretudo na área molecular, é possível detectar agentes causadores de ISTs por meio de painéis moleculares, com maior sensibilidade em comparação a metodologias tradicionais.

Sabin Diagnóstico e Saúde de Franca no Dezembro Vermelho

Com o objetivo de incentivar a testagem e ampliar o acesso aos cuidados de saúde, o Sabin Diagnóstico e Saúde está promovendo a campanha “Melhor que prever é prevenir”. Até 31 de dezembro, os 24 laboratórios Sabin em Franca oferecem pacotes promocionais com descontos de até 40% para exames de diagnóstico das principais ISTs, como HIV, sífilis e hepatite, além da vacina contra o HPV. “A iniciativa busca facilitar o acesso da população a esses exames essenciais, contribuindo para o controle e prevenção das ISTs, além de estimular a responsabilidade com a saúde sexual”, afirma a gestora regional do Sabin em Franca, Silva Bittar.

Confira as unidades do Sabin em Franca

Sabin – Unidade Matriz
Av. Dr. Ismael Alonso Y Alonso, 2.601 – São José – CEP: 14401-426
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta: das 06h30 às 18h30
Sábado: das 06h30 às 12h
Domingos e feriados: das 07h30 às 11h30

Sabin – Unidade Flávio Rocha
Av. Dr. Flávio Rocha, 4.671 – Parque dos Pinhais – CEP: 14405-600
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta: das 06h30 às 16h30 Sábado: das 7h às 11h
Não funciona aos domingos e feriados

Sabin – Unidade Paulo VI
Av. Paulo VI, 1.993 – Jardim Alvorada – CEP: 14403-143

Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta: das 06h30 às 16h30 Sábado: das 7h às 11h
Não funciona aos domingos e feriados

Grupo Sabin | Com 40 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades, o Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.  O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia. No LinkedIn da empresa também é possível conferir todas as novidades.

Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia. No LinkedIn da empresa também é possível conferir todas as novidades.          

Assessoria de Imprensa | Institucional | Franca (SP)
sabin@maquinacw.com 
 Deborah Salles (61) 99541.3000
Camila Fernandes (61) 98112.2757

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo