Local

Obras avançam e prédio da Estação Mogiana já tem 60% do telhado refeito

O prédio histórico da Estação Mogiana, antiga Estação Ferroviária de Franca, já está com 60% de seu telhado pronto. As obras, que começaram em novembro de 2022, avançam enquanto as equipes mantêm a conservação do local, tombado como patrimônio histórico. Por isso, boa parte das telhas originais (francesas, de Marseille) e do madeiramento estão sendo mantidos. A obra deverá ser entregue até o final do ano.

Além do telhado, os trabalhos de reforma também já avançaram no calçamento do entorno do prédio e do piso interno. A reforma, que teve início em novembro do ano passado, já está com 60% da cobertura executada, com o madeiramento e a colocação das telhas. Parte delas são originais – francesas, de Marseille -, conservando a autenticidade do prédio. 

De acordo com Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura de Franca, também estão concluídas as demolições internas de alvenaria e azulejos dos banheiros e da base do piso removíveis.

“Tudo de acordo com o projeto de revitalização apresentado ao Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, já que a Mogiana é um imóvel tombado desde 1997”, explicou Nicola. “Conseguimos conservar parte das telhas originais, guardando outras para possíveis reposições e manteremos o piso original onde funcionava uma empresa de transporte. Este local irá abrigar um espaço gastronômico temático”, disse. 

Ainda de acordo com o secretário, um relógio original do período de funcionamento da locomotiva da Mogiana está guardado para ser colocado no local quando as obras estiverem concluídas. O investimento da prefeitura para a revitalização do prédio é de quase R$ 3 milhões.

Elemento histórico

Para recordar os tempos áureos do prédio da Mogiana, será colocada uma maquete produzida por um francano e doada para a Prefeitura de Franca. Trata-se de um diorama, apresentação artística tridimensional, que traz elementos da Mogiana, como o prédio em sua construção original, trilhos da locomotiva e veículos da época.

Paulo Spirlandelli iniciou o diorama há mais de um ano e tratou de fazer uma representação verossímil. Enquanto as obras da Mogiana continuam, o diorama está exposto na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, na sala 2, do Ateliê Bonaventura Cariolato.

Depois, será colocada no prédio revitalizado da antiga Estação Ferroviária de Franca.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo