Menina Pretinha com Manchinhas Branquinhas
Menina Pretinha com Manchinhas Branquinhas” é um curta-metragem de lançamento em Franca, dirigido por Marcelo Alvim, com o objetivo de sensibilizar o público infantil sobre a importância da aceitação, do respeito e da empatia. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo de 2023, que apoia a produção audiovisual, e é adaptado para o cinema a partir do livro de Lelê Alvim, com roteiro reescrito por Isa Marguilet. A história é inspirada na experiência real de uma criança de quatro anos que convive com o vitiligo, uma condição dermatológica que provoca manchas brancas na pele.
Com uma narrativa lúdica e educativa, o filme utiliza fantoches e músicas para abordar questões como autoestima e respeito às diferenças, com o intuito de ensinar crianças entre 4 e 1O anos a valorizarem a diversidade. Já exibido em 37 escolas da região de Franca, o curta emocionou mais de 13 mil crianças e está disponível online no YouTube segue o link: https://youtu.be/4Z8exuU8A9c
O filme foi distribuído gratuitamente para escolas de Franca e região, e também contou com exposições dos fantoches que protagonizam a história, proporcionando uma interação única entre os alunos e os personagens do filme. Além disso, a produção buscou envolver pais e educadores, incentivando debates sobre a importância do amor, da diversidade e do respeito às diferenças. Em avaliação realizada por coordenadoras pedagógicas de escolas da região, o impacto positivo do projeto na comunidade escolar foi destacado. Marina Avelar de Moraes E., coordenadora pedagógica da escola CAIC, comentou: “O curta metragem proporcionou um momento lúdico e de reflexão entre as crianças, que se divertiram com os personagens. Poder ter o contato com os personagens ao vivo, através dos fantoches, deixou as crianças maravilhadas. Com certeza, elas não se esquecerão dessa linda história!” Já Tatiane Pucci de Melo Piovesam, coordenadora pedagógica da escola lzanild Paludetto Silva e Otávio Martins de Sousa Jr., ressaltou: “Foi muito bom, os alunos se envolveram bastante com a história.”
A produção contou com uma equipe talentosa, incluindo a atriz e manipuladora de fantoches Dani de Pra, o cineasta Artur Braga Neto, os atores André Luís, João Marcos Alves de Paula, e as atrizes e dubladoras Isa Marguilet, Lelê Alvim e Marcela Alvim. A produção ainda contou com o trabalho do figurinista e cenógrafo Guilherme Alvim e da auxiliar de produção Marta Diniz.
O diretor do curta-metragem e Produtor Cultural Marcelo Avim resalta 11Com essa obra, 11Menina Pretinha com Manchinhas Branquinhas11 se propõe a promover uma reflexão importante para as novas gerações sobre aceitação e respeito, sem abrir mão da diversão e da criatividade, e reforçando a relevância e a importância da Lei Paulo Gustavo para o fomento de projetos audiovisuais de impacto social