Opiniões

Tromba d’água

O fenômeno pode se formar sobre um lago, rio ou oceano. O seu formato lembra o de um tornado e muitas pessoas acabam confundindo os dois.

Nos córregos, como costumamos chamar alguns corpos de água corrente, de fluxo baixo, menores que um riacho, nesta fase de transição de estações, a ocorrência pode se dar e com potencial para destruir, matar. Os seus movimentos esféricos são de alta velocidade.

Refrescar-se junta um desses, que chegam a forma prainhas, naquele piquenique com a galera, é uma boa pedida, desde que as condições do tempo não prenunciem temporais.

O verão, que chegará bem na boca do Natal, dia 21, para almoçar com a gente, às 12h03, já deu sinais de que vem com temperaturas altas, acima de média e encharcando a terra com chuvas intensas e irregulares. Nós, do Sudeste, usaremos mais os guarda-chuvas.

Ontem à tarde, domingo, não é que uma tromba d’água foi registrada, provocando o transbordamento do córrego Vista Alegre[i], conhecido como córrego dos Faustino, na zona rural de São João do Manhuaçu, em Minas Geras? A força da enxurrada prejudicou parte da estrada de terra que dá acesso à comunidade.

De acordo com moradores, a chuva começou de forma intensa e repentina, fazendo o nível da água subir rapidamente. Em poucos minutos, o córrego saiu do leito e invadiu a via, levando terra e abrindo valas no trajeto.

Formação

Uma tromba d’água é uma coluna de vento carregada de nuvens que gira sobre uma massa de água.

Apesar do nome, uma tromba d’água não é preenchida com água de um rio ou de um lago. Uma tromba d’água desce de uma nuvem cúmulo.

A água não jorra da nuvem. A água dentro de uma tromba d’água é formada pela condensação na nuvem.

Uma tromba d’água ocorre em cinco estágios[ii]:

  1. Mancha escura. A superfície da água adquire uma aparência escura onde o vórtice , ou coluna de vento rotativo, a atinge.
  2. Padrão espiral. Faixas claras e escuras espiralam a partir da mancha escura.
  3. Anel de respingos. Um anel giratório de respingos marinhos, chamado cascata, se forma ao redor da mancha escura. Parece ter um olho no centro, semelhante ao que se vê em um furacão.
  4. Vórtice maduro. A tromba d’água está agora em seu estágio mais intenso, visível desde a superfície da água até as nuvens acima. Ela parece ter um funil oco e pode estar cercada por vapor.
  5. Desacoplamento. Quando o fluxo de ar quente para o vórtice enfraquece, a tromba d’água colapsa.

É frequente usar-se o termo tromba de água de forma errada, em particular para definir um episódio de precipitação forte. Na realidade, poderá ocorrer precipitação forte associada a uma tromba de água, mas são dois fenômenos distintos, qual explicado anteriormente.

As brincadeiras em cachoeiras já tragaram um número elevadíssimo de vidas.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2010 e 2023, o Brasil registrou um total de 71.663 mortes por afogamento. Os maiores envolvidos nesse tipo de acidente são crianças e adolescentes. No período analisado, 12.662 casos (17,7%) envolveram adolescentes de 10 a 19 anos. E 5.878 (8,2%) tiveram como vítimas crianças de 1 a 4 anos

Regional

Duzentos e cinco vidas perdidas em rios, lagos, cachoeiras e piscinas de Minas Gerais entre janeiro e novembro de 2024. A média é de um afogamento a cada 39 horas, conforme levantamento oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Com certeza, a respeitada corporação se prepara para um aumento de ocorrências nesta época de festas de final de ano e começo de 2026, períodos historicamente marcados por tragédias nos mananciais do Estado.

Nos outros estados a situação não é nada diferente: Paraná, em até julho passado, foram 583 ocorrências de afogamentos; São Paulo, segundo o Observatório de Segurança Pública de São Paulo, em 2024, os cursos d’água registraram mais mortes (36) em relação ao ano anterior, com total de 114 vítimas fatais.

Dados Nacionais

No Brasil, cerca de 5.700 pessoas morrem afogadas anualmente, sendo que a maioria dos casos (cerca de 70%) ocorre em águas interiores, como rios e lagos.

As trombas d´água são pegadinhas que levam a alegria e os sonhos água abaixo.


[i] @portalcaparao

[ii] https://education.nationalgeographic.org/resource/waterspout/

Dr. Theo Maia

Advogado Previdenciarista (OAB-SP 16.220); sócio-administrador da Théo Maia Advogados Associados; jornalista; influenciador social; diretor do Portal Notícias de Franca; bacharel em Teologia da Bíblia; servo do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo